Freire visto por Freire. A vigente Pedagogia do Oprimido

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35362/rie7823283

Palavras-chave:

oprimidos, pedagogia, ontologia, esquerda, Brasil, esperança

Resumo

Esta colaboração apresenta uma revisão realizada pelo próprio Freire, em 1994, da vigente Pedagogia do Oprimido, como parte de uma conferência-debate organizada pela ONG Infancia Viva e realizada no dia 04 de julho daquele ano, em Barcelona (Espanha).

Sua importância reside no fato de que Paulo Freire aproveitou a oportunidade para fazer um tour pelo seu pensamento, compartilhando como esta obra significa a maturidade do mesmo, superando algumas deficiências das obras anteriores (especialmente de A Educação como prática da liberdade), e colocando em valorizam suas contribuições ontológicas e epistemológicas.

E também, em um diálogo aberto com o público, expressou suas opiniões sobre questões de tipo mais sócio-político (a crise da esquerda, a situação no Brasil, etc.), como um ser humano que lê o mundo.

A transcrição do Português (ou melhor, o "portunhol", como ele mesmo disse), a adaptação e as anotações também incorporam alguns elementos de uma entrevista que o autor teve a oportunidade de fazer de maneira informal naquele momento. O resultado final foi revisado pelo próprio Freire.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Antonio Sánchez-Valverde Visus, Universidad de Barcelona (UB), España

Educador Social y profesor de Educación Social en la Universitat de Barcelona

Referências

Ortega y Gasset, J. (1988). El tema de nuestro tiempo. Madrid: Espasa-Calpe. (editado originalmente en 1923).

Como Citar

Sánchez-Valverde Visus, C. A. (2018). Freire visto por Freire. A vigente Pedagogia do Oprimido. Revista Ibero-Americana De Educação, 78(2), 9–21. https://doi.org/10.35362/rie7823283

Publicado

2018-11-15

Edição

Seção

- Ensaios e testemunhos