Formação docente em segurança TICs: pendências
DOI:
https://doi.org/10.35362/rie650397Palavras-chave:
segurança tics; formação docente; mercado de trabalho.Resumo
O uso massivo das tecnologias da informação e da comunicação (tics) trouxe consigo como consequência que os sistemas educativos não podem se manter à margem: a questão da segurança informática. No presente trabalho fundamenta-se a necessidade de incorporar essa temática não somente na formação docente como também na última etapa da educação média, tendo em conta que muitos estudantes se incorporam ao mercado de trabalho assim que finaliza essa etapa educativa.
Esta formação, para constituir-se numa verdadeira ferramenta, deveria ser levada adiante em dois níveis: a tomada de consciência e a capacitação. Neste sentido, menciona-se neste artigo uma experiência desenvolvida com estudantes do ciclo básico universitário, na qual se lhes provê da informação adequada para que percebam que a segurança informática está vinculada à maior parte de suas atividades, não só estudantis ou trabalhistas, como também pessoais.
Downloads
Referências
Ramió Aguirre, Jorge (2004). «Formación en seguridad informática: El reto educacional de esta década». Universidad Politécnica de Madrid, España. Disponible en: www.criptored.upm.es/guiateoria/gt_m001i.htm.
Rodríguez Cuervo, Alejandro (2010). «La seguridad informática. Una necesidad en la docencia universitaria». Revista Iplac, n.° 1. Disponible en: www.revista.iplac.rimed.cu/index.php?option=com_content&view=article&id=108:la-seguridad-informca&catid=17&Itemid=213.
Salazar Peña, Mikel (2006). «¿Cómo afectará la convergencia de educación a la seguridad?» Revista Dintel, n.° 3. Disponible en: www.revistadintel.es/Revista1/Num3suplemento/tribuna/Mikel.pdf.
Como Citar
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os(as) autores(as) que publiquem nesta revista concordam com os seguintes termos: