IBERTIC: uma iniciativa de autoavaliação de projetos de incorporação de TIC
DOI:
https://doi.org/10.35362/rie640412Palavras-chave:
autoavaliação, projetos tics, monitoramentoResumo
O artigo que nos ocupa apresenta uma iniciativa que procura facilitar a autoavaliação e o monitoramento dos projetos de incorporação de tic em educação por parte dos próprios responsáveis de seu planejamento (docentes, diretores, supervisores). Para tal fim, foi projetada uma página web através da qual se disponibilizam os seguintes materiais: a) uma seleção de documentos e bibliografia vinculados à avaliação de projetos tics; b) guias e orientações metodológicas, e c) instrumentos para a autoavaliação dos projetos tics (pesquisas de mercado, pautas para entrevistas, pautas para grupos focais, entre outros). Por outro lado, o desenvolvimento contempla um diagnóstico que cada instituição pode realizar inicialmente e recuperar com posterioridade para refletir sobre o grau de avanço alcançado.
Downloads
Referências
Trucano, Michael (2005). «Knowledge maps: ICTs in education». Washington, dc: infoDev/Banco Mundial. Disponible en: www.infodev.org/en/Publication.8.html.
Wagner, Daniel A. y otros (2005). Monitoring and evaluation of ICT in education projects. A handbook for developing countries. Washington, dc: infoDev/Banco Mundial. Disponible en: www.infodev.org/en/Publication.9.html.
Como Citar
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os(as) autores(as) que publiquem nesta revista concordam com os seguintes termos: