Mediadores e mediadoras da aprendizagem. Competências docentes nos meios virtuais de aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.35362/rie600442Palavras-chave:
competências docentes; tutoria; meio virtual de aprendizagemResumo
A figura docente está ligada à função de mediação social da aprendizagem. Esta mediação, que se dá sempre em um meio e em umas condições determinadas nas quais os processos se desenvolvem, requer determinadas capacidades. Pode-se supor, portanto, que estas capacidades serão diferentes quando as condições em que a aprendizagem se desenvolve se alterarem, como sucede nos meios virtuais de aprendizagem (eva). O artigo que nos ocupa, fruto de uma pesquisa sobre o que o alunado de um determinado eva associa a um bom desempenho da função docente, trata de identificar as competências mais relevantes para os docentes nestes novos meios.
Downloads
Referências
Delgado, Kenneth (2005). «Las plataformas en la educación a distancia», Revista Iberoamericana de Educación, 37/1. Disponible en: www.rieoei.org/deloslectores/1300Delgado.pdf, [consulta: 29 de julio de 2012].
Marcelo, Carlos y otros (2002). E-learning-teleform@ción. Diseño, desarrollo y evaluación de la formación a través de Internet. Barcelona: Gestión 2000.
Navarro Buitrago, Félix y otros (2003). E-Learning. Visión y tendencias. Albacete: Génesis XXI.
Pelegrín, Carlos (coord.) (2003). E-Learning. Las mejores prácticas en España. Madrid: Pearson Educación.
Rosenberg, Marc J. (2002) E-learning. Estrategias para transmitir conocimiento en la era digital. Bogotá: McGraw Hill.
Santos, Arnaldo Manuel Pinto dos y Ramos, Fernando Manuel dos Santos (2011). As tecnologias da comunicação no suporte a ambientes de eLearning e bLearning: o ambiente Formare em contexto de formação profissional. Universidade de Aveiro. Disponible en: http://hdl.handle.net/10773/4018, [consulta: 22 de mayo de 2012].
Como Citar
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os(as) autores(as) que publiquem nesta revista concordam com os seguintes termos: