DACE, um modelo de aplicação de meios virtuais de aprendizagem para a transferência de conhecimento entre centros de formação profissional e empresas
DOI:
https://doi.org/10.35362/rie600449Palavras-chave:
meios virtuais de aprendizagem; formação profissional; competências-chave; transferência de conhecimentoResumo
Este trabalho apresenta um modelo de aplicação de meios virtuais de aprendizagem (eva) em formação profissional para a transferência de conhecimento entre centros de formação profissional e empresas, cuja formulação se realizou a partir de uma análise de modelos de integração das tics em centros formativos e em meios produtivos para a transferência de conhecimento na Europa, e que foi projetada para a região de Castela e Leon, Espanha. O sistema de formação profissional baseado em competências é um elemento ponte entre dois mundos: o educativo e o empresarial. A transferência de conhecimento permite ao alunado o desenvolvimento de competências-chave que facilitem sua empregabilidade. O modelo dace consta de quatro componentes conectados: docente, aluno, centro e empresa. Cada nodo contém as ações estratégicas que incluem competência digital, networking e ferramentas da Web 2.0.
Downloads
Referências
Junta de Castilla y León (2012). Herramienta de autoevaluación de la competencia digital (RedXXI). Disponible en: http://evaluatic.crfptic.es/autoevaluacion_tic/, [consulta: octubre de 2012].
Mayo, R. (2012). Encuesta del modelo de aplicación de las tic a la formación profesional. Disponible en: http://rmayotic.wordpress.com/2012/06/07/encuesta-del-modelo-de-aplicacion-de-las-tic-a-la-formacion-profesional/, [consulta: octubre de 2012].
Como Citar
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os(as) autores(as) que publiquem nesta revista concordam com os seguintes termos: