Gestão do pedagógico e os processos de formação de professores: uma reflexão sobre o lugar dos estágios e práticas educativas em cursos de licenciatura
DOI:
https://doi.org/10.35362/rie480699Palavras-chave:
gestão do pedagógico; aula; professores; prática pedagógicaResumo
O artigo esboça uma sistematização de nossas práticas como professoras de cursos de licenciatura, como pesquisadoras sobre os processos formativos de professoras e professores e como orientadoras de práticas de estágio e intervenção nas escolas. Como sistematização, apresenta referências sobre os processos pelos quais os professores se tornam professores, e sobre a escola como espaço-tempo privilegiado para que estes processos aconteçam. Há muito tempo, a preocupação com a educação continuada do profissional da educação tem sido objeto de reflexão e estudo. Acreditamos que, a partir de um investimento sério neste processo, obter-se-á a qualificação das práticas educativas, afinal, a professora / o professor é um dos sujeitos da aula. Como sujeito, cabe-lhe apresentar a proposta de trabalho, as orientações, enfim, entender o processo e realizar a gestão do pedagógico na aula. Desta forma, sua capacidade de interpretar, de atribuir sentidos, é fundamental e será mais ou menos eficiente conforme estiver atento ao que acontece ao seu redor. Projetos de educação continuada pressupõem, portanto, acesso a conhecimentos variados, desde informações acerca da práxis pedagógica, quanto acerca da educação e de entendimentos sobre os demais sujeitos. Estes pressupostos relacionados à história da educação no país e aos conhecimentos de didática constituem referências para refletir sobre a relação entre a gestão do pedagógico, a professora / o professor, seus processos de educação continuada e a produção da aula.
Downloads
Referências
ALARCÃO, I e TAVARES, J. (2001): "Paradigmas de Formação e Investigação no Ensino Superior para o Terceiro Milênio", in I. ALARCÃO, Escola reflexiva e nova racionalidade. Porto Alegre: Artmed.
ARROYO, M. (1999): "Ciclos de desenvolvimento humano e formação de educadores", in Educação & Sociedade, Campinas: CEDES, vol. xx, . VIII, n.º 69, pp. 143-162.
BOURDIEU, P. (1989): O poder simbólico. Rio de Janeiro: Editora Bertrand Brasil.
CHARLOT, B. (2005): Relação com o saber, formação de professores e globalização: questões para a educação hoje. Porto Alegre: Artmed Editora.
- (2000): Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artmed.
CORTELLA, M. S. (2006): A escola e o conhecimento: fundamentos epistemológicos e políticos. São Paulo: Cortez / Instituto Paulo Freire.
GADAMER, H. (1988): Verdad y método. Fundamentos de una hermenéutica filosófica. Salamanca: Ediciones Sígueme.
KUENZER, A. Z. (1999): "As políticas de formação: a construção da identidade do professor sobrante", in Educação & Sociedade, Campinas: CEDES, vol. XX, VIII, n.º 69, pp. 163-183.
LIMA, M. S. L. (2002): "Práticas de estágio supervisionado em formação continuada", in D. E. G. ROSA, V. C. S. SOUZA, D. FELDMAN et ALII, Didática e práticas de ensino: interfaces com diferentes saberes e lugares formativos. Rio de Janeiro: DP& A.
MARQUES, M. O. (1995): Aprendizagem na mediação social do aprendido e da docência. Ijuí: Unijuí.
- (1996): Educação/interlocução, aprendizagem/reconstrução de saberes. Ijuí: Unijuí.
MOITA, M. C. (1995): "Percursos de formação de trans-formação", in A. NÒVOA, (org.), Vidas de professores. Porto: Porto Editora.
PEREIRA, S. M. (2005): "Estado neoliberal e políticas educacionais no Brasil: refletindo sobre a descentralização administrativa e o papel da comunidade na gestão escolar", in C.M.C. ALONSO, Reflexões sobre políticas educativas. I Encontro Internacional de Pesquisadores de Políticas Educativas. Santa Maria: UFSM.
PIMENTA, S. G. (org.) (1999:) Saberes da docência. São Paulo: Cortez.
PIMENTA, S. G e LIMA, M. S. L. (2004): Estágio e docência. São Paulo: Cortez Editora.
SACRISTÁN, J. G. (1996): "Escolarização e cultura: a dupla determinação", in L. H.
SILVA, J. C. AZEVEDO, E. S. SANTOS, Novos mapas culturais, novas perspectivas culturais. Porto Alegre: Sulina.
VEIGA, I. P. A. (org.) (1997): Licenciatura em Pedagogia: realidades, incertezas, utopias. São Paulo: Papirus.
Como Citar
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os(as) autores(as) que publiquem nesta revista concordam com os seguintes termos: