Política de autoria
Política de autoria (1)
Os artigos submetidos à Revista Ibero-americana de Educação devem ser assinados por todas as pessoas que tenham feito uma contribuição substancial ao manuscrito. Ou seja, que tenham contribuído significativamente para a concepção e desenho do estudo, na análise e interpretação de seus dados e tenham participado da redação ou revisão final do manuscrito. Nesse sentido, solicita-se aos(às) autores(as) que enviem a declaração de autoria assinada por meio da plataforma, no momento do envio do manuscrito.
A ordem dos autores(as) deve ser estabelecida no momento em que o trabalho é planejado e os papéis e responsabilidades são distribuídos. Se a carga de trabalho varia ao longo do desenvolvimento, a ordem deve ser alterada para favorecer àqueles(as) que tenham assumido maior trabalho.
As posições refletem o papel e o envolvimento que cada um dos(as) autores(as) teve no desenvolvimento do trabalho e, embora não haja nenhuma regra escrita a esse respeito, são indicadas as seguintes convenções cada vez mais assumidas no campo das ciências sociais.
O primeiro lugar corresponde ao(à) autor(a) principal do documento, aquele(a) que teve a ideia e a desenvolveu em todas as fases do documento e se encarregou de coordenar o trabalho com os(as) restantes autores(as) e é normalmente também aquele(a) que fez a redação completa do documento, adaptando as contribuições dos demais.
O(A) autor(a) correspondente é responsável pelo envio do manuscrito e pela comunicação com a revista durante o processo de revisão, não precisando ser o(a) primeiro(a) autor(a).
Às vezes, o(a) último(a) autor(a) é o(a) cientista mais estabelecido(a) do grupo e/ou pesquisador(a) principal do projeto que financia o trabalho, e sua tarefa é ser um(a) revisor(a) final da submissão do manuscrito.
A ordem dos(as) restantes autores(as) é decidida em relação ao envolvimento que tiveram na obra, aparecendo primeiro aqueles(as) que realizaram as obras ou contribuições mais substanciais.
Com frequência, durante a preparação do manuscrito, contou-se com colaboradores(as), como assistentes de pesquisa remunerados(as) ou estagiários(as) para coleta ou análise de dados. Esses(as) colaboradores(as) não devem aparecer entre os autores(as) do artigo se não tiverem contribuído para o desenho do estudo e não tiverem participado da análise dos dados ou da redação do manuscrito. Sua tarefa deve ser reconhecida na seção de agradecimentos.
Caso sejam solicitadas alterações de autoria após a submissão ou publicação do trabalho, estas deverão ser acompanhadas por uma carta de concordância com as alterações assinada por todos(as) os(as) autores(as).
[1] A política de autoria da revista foi realizada seguindo as recomendações do Comité de Ética de Publicações (COPE)