Normas para autores
Os autores que submetam trabalhos para possível publicação na Revista Ibero-Americana de Educação (RIE) devem respeitar as seguintes normas:
- Para submeter o seu artigo à nossa revista, acesse o link https://rieoei.org/RIE/about/submissions e siga as instruções para realizar o seu cadastro como autor da revista. Uma vez cadastrado, você pode enviar artigos on-line por meio de nossa plataforma eletrônica em apenas cinco passos e verificar o status deles.
- O texto dos artigos deve ser anônimo. Para tal, você deve certificar-se que encaminha uma versão de seu artigo que não contenha o nome de seus autores e as informações a eles referentes, tais como a instituição a que pertencem, as citações bibliográficas, etc. Além disso, devem ser suprimidas todas as citações, agradecimentos, referências e demais alusões que possam permitir de forma direta ou indireta a identificação do(s) autor(es). Todos os metadados relativos ao(s) autor(es) devem ser preenchidos na plataforma OJS da revista no passo 3 (Inserir os metadados) do envio. Nesta etapa, também é obrigatório preencher o campo ORCID. Os autores que não possuam cadastro no ORCID devem inscrever-se em https://orcid.org/register.
- Os artigos devem ser escritos em espanhol ou em português. Devem ter, no mínimo, 3.000 palavras e, no máximo, 8.000 palavras, incluindo as tabelas, figuras e textos dispostos nos n.º 4 e 7. Recomenda-se utilizar fonte Arial, tamanho 12 e com espaçamento simples entre linhas.
- O artigo deve conter um título, um resumo (com, no máximo, 200 palavras) e de três a cinco palavras-chave. Esses três itens mencionados devem ser, também, traduzidos para o inglês).
- Os trabalhos devem ser enviados em formato de texto (rtf), OpenOffice Writer (odt) ou Microsoft Word (doc ou docx) por meio do site da revista: https://rieoei.org/RIE/about/submissions. Outras formas de submissão não serão aceitas e tampouco será realizada a troca de correspondência em relação aos originais que não estiverem submetidos por meio do portal ou que forem apresentados em outros formatos.
- Os elementos não textuais (tabelas, quadros, mapas, gráficos, ilustrações, diagramas, desenhos, imagens, etc.) devem ser exibidos no lugar do texto correspondente. Além disso, os gráficos, quadros, diagramas e tabelas apresentados em formato de imagem (não editáveis), devem ser enviados em arquivos independentes e diferentes de seu programa de origem (JPG, TIF, XLS...), uma vez que, na maioria dos casos, eles não são válidos para futuras edições.
- Citações e referências. Deverão seguir as normas da APA. As informações atualizadas sobre a forma de apresentação do texto podem ser consultadas no site da APA (Associação Americana de Psicologia). Veja, a seguir, um resumo, a título de orientação:
- Citações no corpo do texto. As referências a artigos ou livros devem ser indicadas no texto entre parênteses, incluindo o sobrenome do autor e o ano, separados por ponto e vírgula (Navarro, 2018). As citações de diversos livros ou artigos em uma mesma referência devem ser listadas em ordem alfabética e separadas por um ponto e vírgula (Navarro, 2018; Nogueira, 2017). As citações de diversos artigos de um mesmo autor, publicados num mesmo ano, devem ser separadas por vírgulas e distinguidas pelo acréscimo de letras minúsculas (a, b, c,...) (Nogueira, 1990, 1995, 2000a, 2000b, 2000c, 2017). Se o nome do autor for mencionado no texto, o ano de publicação deve ser incluído: “[...] de alguma forma, Nogueira (2017) previu que a educação [...]”.
- Citações textuais. As citações textuais, com uma extensão de menos de 40 palavras, devem estar representadas entre aspas, acompanhadas (entre parênteses) de sobrenome do autor, ano da obra e página(s) das quais o texto foi retirado. Exemplo: “Uma metodologia que favorece a atitude crítica dos alunos gerando [...] que sejam mais funcionais e duradouros” (Navarro, 2018, p.51). Se o nome do autor for mencionado no texto, deve ser especificado da seguinte maneira: Segundo Nogueira (2018, p.12) “[...]”. As citações, com 40 ou mais palavras, devem ser destacadas em um bloco de texto independente, sem aspas e com recuo do parágrafo da margem esquerda. No final da citação, devem ser incluídos, entre parênteses, o autor, o ano e a(s) página(s).
- Referências bibliográficas. As informações devem constar no final do texto em ordem alfabética e em uma única lista. Todas as referências fornecidas devem ter sido citadas no texto e verificadas. A seguir, veja os modelos:
- Livro: Sobrenomes do(s) autor(es), Iniciais. (Ano). Título do livro. Local de publicação: Editora
- Bauman, Z. (2017). Sobre la educación en un mundo líquido. Conversaciones con Ricardo Mazzeo. México: Paidós.
- Revistas: Sobrenomes do(s) autor(es), (Ano). Título do artigo. Nome da Revista, número ou volume (número), páginas referentes ao artigo consultado, caso existam.
- Navarro, V. (2018). Metodologias interdisciplinares como ferramenta para motivar os alunos com altas habilidades/superdotação. Revista Ibero-Americana de Educação, 78 (1), 43-66.
- Capítulo de artigo de um livro: Sobrenomes do autor, Iniciais. (Ano). Título do artigo ou do capítulo. In Iniciais. Sobrenomes do(s) autor(es), (Ed. o Coord., se for o caso), Título do livro. (páginas referentes ao artigo ou ao capítulo consultado). Cidade: Editora.
- Oettinger, AG (1971). Las comunicaciones en el proceso nacional de toma de decisiones. In M. Greenberger (Ed.), Computadoras, comunicación e interés público (73-114). Baltimore: Johns Hopkins Press.
- Citações de textos eletrônicos:
- Documentos eletrônicos: autor(es) (data de publicação). Título [tipo de meio]. Local de publicação: editor. Disponibilidade: especifique o endereço de acesso (URL).
- Córdova, N. (2015). ¿Por qué fracasó el Plan Huascarán? Blog Rimactampu. Disponível em: https://bit.ly/2GMBEXx.
- Artigos em publicações periódicas eletrônicas (Revistas eletrônicas)
- Sobrenomes do(s) autor(es), Iniciais. (Ano). Título do artigo. Nome da Revista, número ou volume (número), páginas referentes ao artigo consultado. DOI ou, em sua falta, disponível em URL.
- Documentos eletrônicos: autor(es) (data de publicação). Título [tipo de meio]. Local de publicação: editor. Disponibilidade: especifique o endereço de acesso (URL).
- Livro: Sobrenomes do(s) autor(es), Iniciais. (Ano). Título do livro. Local de publicação: Editora
- O processo de avaliação só terá início após a confirmação de recebimento de um texto que cumprir todos os requisitos formais. Se na revisão inicial, o artigo não atender a todos os requisitos, será devolvido ao autor para adequação e nova submissão. O prazo para o reenvio do artigo com as alterações solicitadas será de um mês. Em caso de descumprimento do prazo, o artigo será indeferido e arquivado. Nesta primeira fase, a Comissão Editorial realizará uma revisão geral da qualidade e da adequação temática do trabalho. Os trabalhos cuja qualidade seja considerada notoriamente baixa ou que não ofereçam contribuição relevante às áreas temáticas da revista poderão ser rejeitados diretamente, sem avaliação externa.
- Os artigos aprovados nessa primeira fase serão designados a um(a) editor(a), que, por sua vez, os encaminhará a dois(duas) avaliadores(as) externos(as) especialistas no tema ou na área de investigação em questão. Em caso de avaliações discrepantes ou se houver qualquer outro motivo considerado pertinente, o editor poderá enviar o texto a um terceiro avaliador(a). Veja mais sobre a avaliação científica desta revista.
- Tendo em vista os pareceres dos(as) avaliadores(as), o editor emitirá uma das seguintes decisões, que será comunicada ao autor(a):
- Aceitar submissão: o artigo será publicado tal como se apresenta ou com pequenas modificações.
- Solicitar modificações: neste caso, o artigo poderá ser publicado desde que o autor realize todas as alterações exigidas pelo Comitê Científico. O prazo para o envio de tais alterações será de um mês. Da mesma forma, deverá ser apresentado um breve relatório explicativo das modificações realizadas e da adequação aos requisitos do editor. Se este prazo for excedido, o artigo será arquivado como “não publicável”.
- Submeter novamente para avaliação: o trabalho é considerado não publicável, mas com a possibilidade de ser reescrito e submetido novamente. Neste caso, o reenvio de uma nova versão não implicará garantia de publicação, mas que o processo de avaliação recomeçará desde seu início. O prazo para o envio de uma nova versão do artigo será de três meses. Da mesma forma, deverá ser apresentado um breve relatório explicativo das modificações realizadas e da adequação aos requisitos do editor. Se este prazo for excedido, o artigo será arquivado como “não publicável”.
- Rejeitar submissão