Chamada de inscrições para a monografia "A paisagem linguística e seu impacto em contextos educacionais"

2024-01-15

Até 1º de julho de 2024 a chamada está aberta para o envio de colaborações para o volume monográfico 96 (setembro-dezembro de 2024) da Revista Ibero-Americana de Educação, que terá como título: “A paisagem linguística e seu impacto em contextos educacionais”.

A paisagem linguística é concebida como a linguagem presente nos espaços públicos, que vão desde sinais de trânsito, outdoors e nomes de ruas até nomes de lugares, placas de lojas comerciais e espaços públicos em geral. Embora a análise de sinais possua uma longa tradição em semiótica e publicidade, a pesquisa acadêmica sobre paisagens linguísticas surgiu como um desenvolvimento relativamente recente, florescendo especialmente no início do século XXI. Durante as duas últimas décadas, as pesquisas sobre a paisagem linguística experimentaram uma notável consolidação, despontando como um campo de estudo atraente e empolgante. Atualmente, assistimos a um aumento sem precedentes de sinais da paisagem linguística em espaços públicos onde textos, símbolos e imagens são exibidos profusamente em lojas, anúncios, cartazes, avisos, orientações e placas de rua, entre outros. A expansão do campo é evidenciada não apenas no rápido aumento das publicações, mas também em seu alcance geográfico, com inúmeras pesquisas sendo realizadas em todos os continentes no âmbito desse campo interdisciplinar.

O estudo das paisagens linguísticas constitui um fenômeno multifacetado que pode ser abordado a partir de diversas perspectivas e disciplinas. O tema da educação e aprendizagem de línguas tem recebido cada vez mais atenção nos estudos da paisagem linguística. Duas abordagens principais podem ser distinguidas: por um lado, os estudos que enfocam o uso da sinalização como ferramenta pedagógica para o ensino e a aprendizagem e, por outro lado, a análise da paisagem escolar em termos de exibição de sinais, especialmente nas paredes das salas de aula e instituições educacionais. Os textos e imagens presentes nos espaços públicos oferecem oportunidades de aprendizagem de línguas, educação em geral e conscientização sobre questões relacionadas às línguas e à sociedade. Os estudos sobre a paisagem linguística no contexto educacional exploram suas potencialidades em áreas como multimodalidade, identidades, ideologias e funções dos sinais e contribuem para o desenvolvimento de uma maior consciência linguística e reflexão crítica sobre questões sociais e políticas. O estudo da paisagem linguística escolar inclui sinais, símbolos, imagens, livros de texto e objetos presentes nas salas de aula, bem como no saguão de entrada, corredores e biblioteca dos centros educacionais e analisa o seu valor didático e a sua relação com o desenvolvimento das identidades culturais.

Esta monografia tem como objetivo abordar o estudo da paisagem linguística em relação à educação no contexto dos países ibero-americanos. Os artigos podem concentrar-se tanto em explorar o potencial educacional da paisagem linguística de diferentes contextos sociolinguísticos quanto em examinar a paisagem linguística nos centros educacionais.

Os temas abordados nesta edição monográfica são os seguintes:

-A paisagem linguística e seu impacto pedagógico no ensino e aprendizagem de línguas.
-As estratégias didáticas no uso da paisagem linguística como ferramentas pedagógicas efetivas em salas de aula e contextos educacionais.
-A contribuição da paisagem linguística para o desenvolvimento da consciência linguística e reflexão crítica em contextos educacionais
-A diversidade linguística e cultural na paisagem linguística escolar e as estratégias de inclusão.
-As representações de identidades culturais e linguísticas em relação às paisagens linguísticas em ambientes educacionais.
-A tecnologia, incluindo dispositivos digitais e redes sociais na criação e evolução de paisagens linguísticas no contexto educacional.
-A relação entre a paisagem linguística e a multimodalidade e seu impacto na educação.

Coordenadores:
Jasone Cenoz, membro do Conselho Consultivo da OEI, Universidade do País Basco
Durk Gorter, Universidade do País Basco/Ikerbasque.

Observações:
- As regras de preparação para o envio dos textos estão disponíveis em https://rieoei.org/index.php/rie/about/submissions#authorGuidelines
- Não serão aceitos trabalhos fora do prazo e que não estejam em conformidade com o tema específico.