Educação de infância em Portugal: perspectivas de desenvolvimento num quadro de posmodernidade
DOI:
https://doi.org/10.35362/rie2201024Palavras-chave:
educación inicial, PortugalResumo
A situação actual e os últimos avanços da educação inicial em Portugal são abordados pela ex-Directora Geral de Educação Básica desse país, tendo em conta o contexto político no qual está a ter lugar. Esta perspectiva implica a consideração de factores tais como a igualdade de oportunidades, que trascende os condicionantes sociais das crianças atendidas e a equiparação de homens e mulheres nas responsabilidades respeito à atenção das mesmas.
O papel do Estado como garante da equidade e como agente subsidiário na prestação do serviço resulta básico na definição do conceito da «tutela pedagógica única» tratado neste trabalho, que, por outra parte, reflecte com lucidez os esforços de Portugal por colocar à educação inicial num lugar destacado de suas políticas de atenção à infância.
Downloads
Referências
Bairrão, J., Leal, T., Abreu-Lima, I e Morgado, R.: «Educação Pré-Escolar». In: A Evolução do Sistema Educativo e o PRODEP, vol II, Ministério da Educação, Departamento de Avaliação, Prospectiva e Planeamento, 1997.
Bairrão, J. e Vasconcelos, T.: «A educação pré-escolar em Portugal: Contributos para uma perspectiva histórica». Inovação, 10, 1,7-19, 1997.
Bairrão, J. e Tietze, W.: A educação pré-escolar na União Europeia, Lisboa, Instituto de Inovação Educacional, 1995.
Comissão Independente População e Qualidade de Vida: Cuidar o Futuro: Um programa radical para viver melhor, Lisboa, Trinova Editora, 1998.
Departamento da Educação Básica:. A Educação Pré-Escolar e os Cuidados para a Infância em Portugal, Relatório Preparatório para o Exame Temático da OCDE, Lisboa, DEB, Abril, 1999.
Departamento da Educação Básica: Legislação, Lisboa, Gabinete para a Expansão e Desenvolvimento da Educação Pré-Escolar, Novembro, 1997.
Departamento da Educação Básica: Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, Lisboa, Gabinete para a Expansão e Desenvolvimento da Educação Pré-Escolar, Setembro, 1997.
Departamento da Educação Básica: Qualidade e Projecto na Educação Pré-Escolar, Lisboa, Gabinete para a Expansão e Desenvolvimento da Educação Pré-Escolar, Outubro, 1998.
Diário da República: Lei 5/97. Lei- Quadro para a Educação Pré-Escolar. Iª Série A de 10.02.97, Janeiro, 1997.
Diário da República: Despacho Conjunto 186/ME/MSSS/MEPAT/96, Gabinete para a Expansão e Desenvolvimento da Educação Pré-Escolar, Agosto, 1996.
Formosinho, J.: Parecer 1/94, A Educação Pré-Escolar em Portugal, Lisboa, Conselho Nacional da Educação, 1994.
Formosinho, J.: «Comentário à Lei 5/97». In: Legislação, Lisboa, Gabinete para a Expansão e Desenvolvimento da Educação Pré-Escolar, Novembro, 1997.
Formosinho, J. e Vasconcelos, T.: Relatório Estratégico para a Expansão e Desenvolvimento da Educação Pré-Escolar,. Lisboa, Ministério da Educação, 1996.
Ministério da Educação: Educação, Integração, Cidadania: Documento Orientador das Políticas para o Ensino Básico, Lisboa, Ministério da Educação, Março,1998.
Ministério da Educação: Plano para a Expansão e Desenvolvimento da Educação Pré-Escolar, Lisboa, Ministério da Educação, Março, 1996.
Ministério da Educação: Pacto Educativo para o Futuro, Lisboa, Ministério da Educação, Maio, 1996.
OECD: Early Childhood Education and Care Policy in Portugal, OECD Country Note, Paris, OCDE, Documento Policopiado, January, 2000.
Vasconcelos, T.: «Que Tutela Pedagógica Única?» Boletim do Gabinete para a Expansão e Desenvolvimento da Educação Pré-Escolar, n.º 3, Novembro, 1998,.
Vasconcelos, T.: «Planting the field of Portuguese preschool education: Old roots and new policies», European Early Childhood Education Research Journal, 5, 1, 5-15, 1997.
Vasconcelos, T.: Portuguese policies for preschool education: investing on a founding structure and support for lifelong learning. Actas do Seminário: Os Sistemas de Educação e Formação Profissional e o Desenvolvimento Económico, Sintra: 30 Outubro a 1 de Novembro de 1996, 1996.
Woodhead, M.: «Towards a global paradigm for research in early childhood education». European Early Childhood Education Research Journal, 7, 1, 5-22, 1999.
Como Citar
Publicado
Edição
Secção
Licença
Os(as) autores(as) que publiquem nesta revista concordam com os seguintes termos: