Protótipo de um jogo digital para o treinamento de funções executivas em estudantes com paralisia cerebral

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35362/rie9416088

Palavras-chave:

Educação Especial, Paralisia Cerebral, Jogos Digitais, Funções Executivas, Tecnologia Assistiva

Resumo

O objetivo deste estudo foi desenvolver e validar um protótipo de jogo digital como recurso de Tecnologia Assistiva para o treinamento de funções executivas de memória de trabalho e atenção seletiva de alunos com paralisia cerebral. Portanto, o estudo foi desenvolvido em três etapas. A primeira etapa consistiu na análise de um conjunto de orientações da literatura que contempla informações sobre o desenvolvimento de jogos digitais para alunos com paralisia cerebral. Na segunda etapa, foi desenvolvido o protótipo do Jogo Digital na plataforma gratuita Engine GDevelop , disponível para construção de jogos digitais. E, na terceira etapa, foi realizada a validação do protótipo do jogo digital junto com especialistas da área de Educação Especial e jogos, onde foi formado um grupo de discussão composto por seis avaliadores com experiência em intervenções com alunos com paralisia cerebral . Após o consenso do grupo, algumas modificações no desenvolvimento do protótipo do jogo foram recomendadas pelos fiadores. Assim, os resultados mostrarão que o protótipo do jogo digital atende às funções executivas propostas e pode ser considerado como um recurso de Tecnologia Assistiva para a formação de alunos com paralisia cerebral incluídos até o nível 3 do GMFCS e MACS.

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Como Citar

Caroline Junqueira de Pádua Stabile, Manoel Osmar Seabra Junior, Araújo, G. S., & Janiele de Souza Santos Uchelli. (2024). Protótipo de um jogo digital para o treinamento de funções executivas em estudantes com paralisia cerebral . Revista Ibero-Americana De Educação, 94(1), 37–53. https://doi.org/10.35362/rie9416088

Publicado

2024-02-25

Edição

Secção

Monográfico. Humanidades Digitais e novas metodologias para o ensino das Human.