Código de ética
A Revista Ibero-Americana de Educação compromete-se a cumprir e a manter os padrões de comportamento ético em todas as etapas do processo de publicação. Nós seguimos as políticas das organizações da indústria, tais como o Comitê de Ética em Publicações (COPE) e o Publishing Ethics Resource Kit (PERK) de Elsevier, que estabelecem padrões e fornecem diretrizes de boas práticas de publicação, com o objetivo de atender a esses requisitos. A seguir, apresentamos um resumo dos princípios éticos para editores, autores e revisores:
Deveres e responsabilidades do Editor e do Conselho Editorial:
- Garantir a confidencialidade dos dados dos autores(as) no processo de revisão.
- Garantir a custódia dos textos não aceitos e especificar a maneira de destruí-los.
- Definir e especificar os critérios de aceitação dos artigos para revisão.
- Evitar tratamento favorável em detrimento de outros autores(as).
- Não ter conflito de interesses com relação aos textos apresentados.
- Não fazer nenhum uso dos textos nem dos dados que neles se apresentem, além daqueles de que serão publicados.
- Estabelecer critérios de revisão claros e objetivos para evitar a subjetividade dos revisores.
- Estabelecer prazos claros para responder aos autores sobre a aceitação ou não aceitação do texto.
- Revisar incidentes suspeitos de plágio e resolver qualquer conflito de interesses.
- Avaliar manuscritos apenas por seu conteúdo intelectual, independentemente de raça, gênero, orientação sexual, crenças religiosas, origem étnica, nacionalidade ou filosofia política dos autores.
Deveres e responsabilidades dos autores(as):
- Originalidade: Garantir a originalidade dos trabalhos e que eles ainda não tenham sido publicados em outro tipo de mídia.
- Veracidade: Fornecer dados corretos e provar que eles foram coletados de maneira tecnicamente correta.
- Plágio ou autoplágio: Não cometer plágio total ou parcial de outros trabalhos já publicados.
- Autoria: Confirmar que a autoria do texto é realmente de quem o assina. A condição do autor implica na participação ativa da realização do trabalho-fonte do artigo apresentado, na redação do texto e nas revisões do mesmo.
- Conflito de interesses: Declarar qualquer associação comercial que possa supor um conflito de interesses em conexão com o artigo enviado.
- Fontes: Indicar as fontes de informação utilizadas e diferenciar aquelas que foram usadas diretamente daquelas que foram usadas indiretamente. Os autores são responsáveis por obter as permissões apropriadas para reproduzir parcialmente o material (texto, tabelas ou figuras) de outras publicações e por citar sua origem corretamente.
- Caso o artigo seja aceito, os autores devem se comprometer a fazer as modificações dentro do prazo estipulado.
- Nos casos considerados apropriados, apresentar documentação que assegure que foram seguidos os critérios éticos mínimos na pesquisa, como o consentimento informado.
Deveres e responsabilidades dos Revisores(as):
- Fazer uma revisão justa e objetiva dos artigos.
- Apresentar claramente os argumentos de sua avaliação.
- Não aceitar artigos para revisar onde possa haver algum conflito de interesses que limite sua objetividade (por exemplo, ser uma parte interessada na pesquisa apresentada no artigo, mantendo um relacionamento pessoal - parentesco... - com os autores(as) do texto ou estar em uma situação de disputa contra o mesmo ou contra a pessoa ou grupo que o representa).
- Manter a confidencialidade sobre a informação e os dados dos artigos avaliados.
- Avaliar manuscritos apenas por seu conteúdo intelectual, independentemente de raça, gênero, orientação sexual, crenças religiosas, origem étnica, nacionalidade ou filosofia política dos autores.