O que está sendo ensinado em nossas escolas é, de fato, Matemática?

  • Elza Marisa Paiva de Figueiredo Chagas Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC de Minas), Brasil.

Resumen

O que se vê na grande maioria das escolas é a Matemática sendo ensinada sem a preocupação em estabelecer vínculos com a realidade e nem com o cotidiano do aluno. Um dos motivos do fracasso do ensino de Matemática esta tradicionalmente pautado em manipulações mecânicas de técnicas operatórias, resolução de exercícios, que são rapidamente esquecidos, assim como a memorização de fórmulas, tabuada, regras e propriedades.
Neste sentido, cabe aqui uma única pergunta: o que está sendo ensino em nossas escolas é, de fato, Matemática? 
O ensino de Matemática para nós é algo maior do que provocar o raciocínio lógico-dedutivo do aluno, que tantas vezes aparece como objetivo da disciplina em planos de cursos. Através do conhecimento da história da Matemática é possível compreender o presente, entender o passado e projetar o futuro. Além disso, é muito mais fácil formar técnicos hábeis em cálculos do que cidadãos que questionem, cidadãos críticos.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.
Publicado
2005-06-25
Cómo citar
Paiva de Figueiredo Chagas, E. M. (2005). O que está sendo ensinado em nossas escolas é, de fato, Matemática?. Revista Iberoamericana De Educación, 36(3), 1-5. https://doi.org/10.35362/rie3632811
Sección
- Didáctica de las Ciencias y la Matemática