O que está sendo ensinado em nossas escolas é, de fato, Matemática?

  • Elza Marisa Paiva de Figueiredo Chagas Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC de Minas), Brasil.

Resumen

O que se vê na grande maioria das escolas é a Matemática sendo ensinada sem a preocupação em estabelecer vínculos com a realidade e nem com o cotidiano do aluno. Um dos motivos do fracasso do ensino de Matemática esta tradicionalmente pautado em manipulações mecânicas de técnicas operatórias, resolução de exercícios, que são rapidamente esquecidos, assim como a memorização de fórmulas, tabuada, regras e propriedades.
Neste sentido, cabe aqui uma única pergunta: o que está sendo ensino em nossas escolas é, de fato, Matemática? 
O ensino de Matemática para nós é algo maior do que provocar o raciocínio lógico-dedutivo do aluno, que tantas vezes aparece como objetivo da disciplina em planos de cursos. Através do conhecimento da história da Matemática é possível compreender o presente, entender o passado e projetar o futuro. Além disso, é muito mais fácil formar técnicos hábeis em cálculos do que cidadãos que questionem, cidadãos críticos.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Cómo citar

Paiva de Figueiredo Chagas, E. M. (2005). O que está sendo ensinado em nossas escolas é, de fato, Matemática?. Revista Iberoamericana De Educación, 36(3), 1-5. https://doi.org/10.35362/rie3632811
Publicado
2005-06-25
Sección
- Didáctica de las Ciencias y la Matemática
Bookmark and Share