O que está sendo ensinado em nossas escolas é, de fato, Matemática?

Autores/as

  • Elza Marisa Paiva de Figueiredo Chagas Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC de Minas), Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.35362/rie3632811

Palabras clave:

ensino de matemática, descontextualização da matemática, produção do conhecimento, cidadãos críticos

Resumen

O que se vê na grande maioria das escolas é a Matemática sendo ensinada sem a preocupação em estabelecer vínculos com a realidade e nem com o cotidiano do aluno. Um dos motivos do fracasso do ensino de Matemática esta tradicionalmente pautado em manipulações mecânicas de técnicas operatórias, resolução de exercícios, que são rapidamente esquecidos, assim como a memorização de fórmulas, tabuada, regras e propriedades.
Neste sentido, cabe aqui uma única pergunta: o que está sendo ensino em nossas escolas é, de fato, Matemática? 
O ensino de Matemática para nós é algo maior do que provocar o raciocínio lógico-dedutivo do aluno, que tantas vezes aparece como objetivo da disciplina em planos de cursos. Através do conhecimento da história da Matemática é possível compreender o presente, entender o passado e projetar o futuro. Além disso, é muito mais fácil formar técnicos hábeis em cálculos do que cidadãos que questionem, cidadãos críticos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Cómo citar

Paiva de Figueiredo Chagas, E. M. (2005). O que está sendo ensinado em nossas escolas é, de fato, Matemática?. Revista Iberoamericana De Educación, 36(3), 1–5. https://doi.org/10.35362/rie3632811

Publicado

2005-06-25

Número

Sección

- Didáctica de las Ciencias y la Matemática