O que está sendo ensinado em nossas escolas é, de fato, Matemática?

Autores

  • Elza Marisa Paiva de Figueiredo Chagas Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC de Minas), Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.35362/rie3632811

Palavras-chave:

ensino de matemática, descontextualização da matemática, produção do conhecimento, cidadãos críticos

Resumo

O que se vê na grande maioria das escolas é a Matemática sendo ensinada sem a preocupação em estabelecer vínculos com a realidade e nem com o cotidiano do aluno. Um dos motivos do fracasso do ensino de Matemática esta tradicionalmente pautado em manipulações mecânicas de técnicas operatórias, resolução de exercícios, que são rapidamente esquecidos, assim como a memorização de fórmulas, tabuada, regras e propriedades.
Neste sentido, cabe aqui uma única pergunta: o que está sendo ensino em nossas escolas é, de fato, Matemática? 
O ensino de Matemática para nós é algo maior do que provocar o raciocínio lógico-dedutivo do aluno, que tantas vezes aparece como objetivo da disciplina em planos de cursos. Através do conhecimento da história da Matemática é possível compreender o presente, entender o passado e projetar o futuro. Além disso, é muito mais fácil formar técnicos hábeis em cálculos do que cidadãos que questionem, cidadãos críticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

Paiva de Figueiredo Chagas, E. M. (2005). O que está sendo ensinado em nossas escolas é, de fato, Matemática?. Revista Ibero-Americana De Educação, 36(3), 1–5. https://doi.org/10.35362/rie3632811

Publicado

2005-06-25

Edição

Secção

- Ensino das Ciências e Matemática