Reflexões sobre as Propostas Curriculares de Educação Física do Município de São Paulo e dos Estados de Santa Catarina e Rio de Janeiro

Autores/as

  • Jorge Eto Centro Universitário Várzea Grande, Brasil
  • Marcos Garcia Neira Universidade de São Paulo, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.35362/rie641342

Palabras clave:

Currículo; Hibridação; Identidade.

Resumen

Tendo como base a classificação de Tomaz Tadeu da Silva acerca da existência de proposições curriculares tradicionais, críticas e pós-críticas, o presente estudo analisou as propostas curriculares de Educação Física dos estados do Rio de Janeiro e Santa Catarina e do município de São Paulo. O conteúdo dos textos oficiais foi confrontado com os conceitos de identidade e hibridação, propostos por Stuart Hall e Nestor García Canclini, respectivamente. Concluiu-se que as propostas divergem entre si, segundo a ideologia que lhes dá sustentação, pois cada qual define a formação de uma identidade e, consequentemente, de um cidadão. A proposta do município de São Paulo, tida como multicultural, propõe a tematização das manifestações corporais pertencentes aos vários grupos que coabitam a sociedade, recorrendo aos Estudos Culturais como base teórica, compromete-se com a formação de identidades democráticas e sensíveis à diversidade. Em Santa Catarina, a proposta inspira-se na teorização crítica e visa à transformação dos conteúdos de elite, principalmente daqueles que reproduzem os modos de vida das classes dominantes, assim os sujeitos da educação seriam emancipados da dominação velada imposta pelo sistema capitalista. No Rio de Janeiro, a proposta tradicional busca seus fundamentos na psicologia cognitivista orientando a ação didática para o desenvolvimento de competências e objetivando uma formação voltada para a resolução de problemas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BRACHT, Valter. (1999) “A constituição das teorias pedagógicas da educação física”.Cadernos Cedes,Campinas, ano 19, n. 48, p.69-88.

CANDAU, Vera Maria.(2008)Multiculturalismo e educação: desafios para a prática pedagógica. In: MOREIRA, A F.;CANDAU, V.M. (orgs.) Multiculturalismo:diferenças culturais e práticas pedagógicas. Petrópolis: Vozes. p. 13-37.

GARCÍA CANCLINI, Nestor.(2011)Culturas Híbridas: estratégias para entrar em sair da pós-modernidade. 5ªed. São Paulo: EDUSP.

_________.(2005)Diferentes, desiguais e desconectados:mapas da interculturalidade.Trad. Luiz Sérgio Henriques. Rio de janeiro: UFRJ.

GIL, Antonio Carlos.(1999)Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo: Atlas.

GIROUX, Henry.(2008)Praticando Estudos Culturais nas Faculdades de Educação. In: SILVA, T.T. (org.) Alienígenas na sala de aula:uma introdução aos estudos culturais em educação. Rio de Janeiro: Vozes. p. 85-103.

KUNZ, Elenor.(1991)Educação Física:ensino & mudanças. Ijuí: Unijuí.

_______. (1994) Transformação didático-pedagógica do esporte.Ijuí: Unijuí.

KUNZ, Elenor. et al.(1998)Didática da educação física I. Ijuí: Unijuí.

HALL, Stuart.(1997). “A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções de nosso tempo”. Educação e Realidade. Porto Alegre, v. 22, n.º2, p. 15-46, jul./dez.

_________.(2006)A Identidade Cultural na Pós-Modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

MARCONI, Maria de Andrade ; LAKATOS, Eva Maria.(2003)Fundamentos da Metodologia Científica. 5ªed. São Paulo: Atlas.

NEIRA, Marcos Garcia.(2011)A reflexão e a prática no ensino–Educação Física. São Paulo: Blucher.

NEIRA, Marcos Garcia; NUNES, Mário LuizFerrari.(2006)Pedagogia da cultura corporal:crítica e alternativas.São Paulo: Phorte.

RIO DE JANEIRO. Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro. Proposta Pedagógica de Educação Física: um novo formato. Disponível em: http://www.conexaoprofessor.rj.gov.br/downloads/EDUCACAO_FISICA.pdf >. Acesso em: 20 out. 2011.

SANTA CATARINA. Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina. Proposta Curricular (Educação Física).Disponível em: < Proposta Curricular de Santa Catarina -Disciplinas Curriculares -Portal da Educação -Educadores -SED - SC >. Acesso em: 20 out. 2011.

SANTIN, Silvino(2003). Educação Física:uma abordagem filosófica da corporeidade. Ijuí: Unijuí.

SÃO PAULO. Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Orientações Curricularese Proposição deExpectativas de Aprendizagem:ensino fundamental II. Disponívelem:< http://portalsme.prefeitura.sp.gov.br/Documentos/BibliPed/EnsFundMedio/CicloII/OrientacpesCurriculares_pr oposicao_expectativas_de_aprendizagem_EnsFundII_edfis.pdf >. Acesso em: 20 out. 2011.

SAVIANI, Dermeval.(1992)Escola e democracia. Campinas: Autores Associados.

SILVA, Tomaz Tadeu(2000). Teoria cultural da educação:Um vocabuláriocrítico. Belo Horizonte: Autentica.

__________.(2007) Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica.

SOARES, CarmenLúciaet al.(1992)Metodologia do ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez

Cómo citar

Eto, J., & Garcia Neira, M. (2014). Reflexões sobre as Propostas Curriculares de Educação Física do Município de São Paulo e dos Estados de Santa Catarina e Rio de Janeiro. Revista Iberoamericana De Educación, 64(1), 1–11. https://doi.org/10.35362/rie641342

Publicado

2014-01-15

Número

Sección

- Educación física