Chamada para a monografia: "Sentidos futuros da instituição escolar e dos sistemas educacionais na Ibero-América"

2024-06-10

Sentidos futuros da instituição escolar e dos sistemas educacionais na Ibero-América

Até 28/02/25, estará aberta a chamada para o envio de colaborações para o volume monográfico 98 (maio-agosto de 2025) da Revista Ibero-Americana de Educação, que terá como título: Sentidos futuros da instituição escolar e dos sistemas educacionais na Ibero-América.

Por que escolas? Por que sistemas educacionais? Para onde vamos? São perguntas frequentes que refletem o questionamento e o estado de crise que a escola tem vivido desde o próprio momento de sua institucionalização e sistematização com a criação dos sistemas nacionais de ensino. A escola tem se caracterizado como uma instituição em permanente crise, voltada para o atendimento das necessidades das sociedades em transformação e condenada a deixar de atender às expectativas que lhe são colocadas. 

Num contexto de globalização e integração das economias, de mudanças aceleradas pelo avanço da ciência e da tecnologia, da ruptura do espaço físico pela extensão das tecnologias da informação e da comunicação e da transferência de conhecimento... Quais são os significados da escola hoje? O que será dos sistemas educacionais no futuro?

Esta monografia tem como objetivo estabelecer um diálogo em torno das possibilidades de ser, dos significados e propósitos da instituição escolar e dos sistemas educacionais no futuro: um convite a abordagens que defendam as finalidades e os formatos aos quais a escola pode responder nas próximas décadas e seus possíveis cenários sociais, políticos e culturais, bem como posicionamentos que questionem, como também tem sido uma constante na história da instituição escolar, a perda de significado, se alguma vez houve, da escola e projetem seu enfraquecimento, sua substituição por meio de outras tecnologias de conhecimento ou seu fim, tal como a conhecemos.

Os temas abordados nesta edição monográfica referem-se ao futuro da instituição escolar e dos sistemas educacionais e não a situações, conjunturas, níveis ou modalidades de curto prazo, sendo as seguintes algumas das possíveis concretizações específicas e complementares: 

  • Artigos que retomem grandes linhas de desenvolvimento histórico em relação ao ensino e aprendizagem e projetam futuros possíveis.
  • Trabalhos que analisem a efetividade dos sistemas educacionais atuais em termos de suas promessas tradicionais de inclusão, equidade, qualidade, formação para o trabalho, desenvolvimento econômico, convivência democrática, justiça social e possíveis derivações futuras diante dos cenários atuais.
  • Estudos que abordem a segregação socioeconômica, cultural, escolar e o papel que a escola pode desempenhar no futuro em sua reprodução ou compensação. 
  • Pesquisas que analisem a possível validade da escola como “elevador social”, e suas reais possibilidades de melhoria das condições (econômicas, laborais, culturais ou sociais) da população jovem. 
  • Trabalhos que examinem a validade da hegemonia moderna dos Estados nacionais na regulação dos sistemas educacionais e, caso sua efetividade seja questionada, abordem a(s) dimensão(ões) (individual, familiar, local, regional, supranacional) que poderiam adquirir, incluindo processos de desinstitucionalização e até de desterritorialização.
  • Em consonância com o exposto, artigos que analisem o papel que os agentes privados podem desempenhar; as relações entre agentes públicos e privados (subsidiárias, alianças, compensatórias) e as respostas do mercado para a diluição dos problemas educacionais e suas prováveis consequências.
  • Estudos que projetem o impacto das novas tecnologias (não apenas digitais) no futuro da educação.

Coordenadores:

Mariano Narodowski ORCID iD icon, Universidad Torcuato di Tella (UTDT), Argentina 

Miriam Prieto Egido ORCID iD icon, Universidad Autónoma de Madrid (UAM), Espanha 

Observações: