A avaliação de conquistas educativas e sua relação com a qualidade da educação

Autores

  • Verónica Benavidez Ormaza Unidad de Planificación del Municipio de Quito, Ecuador.

DOI:

https://doi.org/10.35362/rie530558

Palavras-chave:

avaliação de sistemas educativos: avaliação de conquistas educativas; programas internacionais de avaliação

Resumo

No presente artigo projeta-se o panorama atual da avaliação de conquistas de aprendizagens nacionais e internacionais que nasceram como uma estratégia para se conhecer o nível de desenvolvimento das competências dos estudantes, especialmente nas áreas de Matemática e Língua (materna), incluindo-se mais tarde as avaliações de ciências e escrituras e, no presente, as de habilidades cidadãs. Os resultados das diferentes provas internacionais existentes, nas quais participa a maioria dos países do primeiro mundo e alguns da América Latina, assinalam o que já sabíamos: o nível de aprendizagem dos estudantes latino-americanos está muito aquém do nível dos europeus e asiáticos.
A importância que muitos países dão à avaliação dos sistemas educativos, quanto à aprendizagem dos estudantes, não concorda com a utilização que fazem de seus resultados para a definição de políticas que almejam a melhoria da qualidade da educação. Sua escassa aplicação pode se dever a que os insatisfatórios resultados comprometem os governos, pelo qual em muitos casos prefere-se não difundi-los, ou bem a que as equipes técnicas não alcançam o nível necessário para realizar as análises correspondentes, sem esquecer que as mudanças contínuas de autoridades ministeriais afetam a sustentabilidade dos projetos de avaliação.
A difusão dos resultados pelos meios de comunicação muitas vezes incide negativamente nos docentes, que se sentem os únicos culpados e estigmatizados pela sociedade. O conhecimento dos pontos críticos dos sistemas educativos é relevante demais para que se deixe de lado esta ferramenta que, bem utilizada, pode se tornar a principal estratégia para marcar o caminho para a melhoria da qualidade educativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Arregui, Patricia (ed.) (2006). Sobre estándares y evaluaciones en América Latina. Programa de Promoción de la Reforma Educativa en América Latina y el Caribe (PREAL). Disponible en: <http://www.preal.org/Archivos/Bajar.as >.

Ferrer, Guillermo (2006). Sistemas de evaluación de aprendizajes en América Latina. Balance y desafíos. preal. Disponible en: <http://www.preal.org/Ar>.

Greaney, Vincent y Kellaghan, Thomas (2008). Evaluación nacional de logros de aprendizaje escolar. Edición restringida del primer borrador de la traducción al español del original: Assessing National Achievement Levels in Education. Washington, dc: The International Bank for Reconstruction and Development / The World Bank.

Ravela, Pedro (2006). Fichas didácticas para comprender las evaluaciones educativas. PREAL. Disponible en: <http://www.preal.org/Archivos/Bajar.asp?Carpeta=Preal Publicaciones\Libros&Archivo=Fichas didacticas(1).pdf>.

Ravela, Pedro y otros (2008). Las evaluaciones educativas que América Latina necesita. Documento n.º 40. Santiago de Chile: preal. Disponible en: <http://www.preal.org/Archivos/Bajar.asp?Carpeta=Preal Publicaciones\PREAL Documentos&Archivo=Las evaluaciones educativas que America Latina nececista. 40.pdf>.

Wolff, Laurence (2007). Los costos de las evaluaciones de aprendizaje en Am érica Latina. Documento n.° 38. Washington, dc: preal. Disponible en: <http://www.preal.org/Archivos/Bajar.asp?Carpeta=Preal Publ>.

Como Citar

Benavidez Ormaza, V. (2010). A avaliação de conquistas educativas e sua relação com a qualidade da educação. Revista Ibero-Americana De Educação, 53, 83–96. https://doi.org/10.35362/rie530558

Publicado

2010-05-01