Gestão do pedagógico, trabalho e profissionalidade de professoras e professores
DOI:
https://doi.org/10.35362/rie450735Palavras-chave:
gestão; trabalho; profissionalidade; aulaResumo
Neste artigo parte-se de concepções do trabalho e da pro-fissionalidade e propõe-se que, se forem estudados os discursos e as práticas de professoras e professores, poder-se-á entender o cotidiano educacional, entendendo, também, neste universo, os professores e a gestão do pedagógico. Entende-se que o trabalho de professoras e professores é o fazer pedagógico, e ao realizá-lo, acontece a gestão, as opções epistêmico-metodológicas com as quais se produz a aula. Foram realizadas entrevistas com vinte e duas professoras dos primeiros anos do Ensino Fundamental. Seus discursos foram transcritos, analisados e, com base neles, buscou-se entender a profissionalidade da professora, seu trabalho e a sua escola. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, sob a forma de um estudo de caso, tendo como contribuição teórico-metodológico a Análise do Discurso (de influência francesa) e como destaque a realização de grupos de interlocução, nos quais pesquisadora e interlocutoras refletiram sobre educação, profissionalidade e trabalho no espaço-tempo da escola. Para tanto, foram considerados aspectos relevantes para se atribuir sentido aos discursos: as relações de gênero, os discursos sobre vocação e os elementos tempo e salário. Com base na pesquisa realizada, destaca-se a necessidade de estudar os discursos dos professores, enquanto fenômeno, envidando esforços de compreensão com vistas a um entendimento, uma compreensão dos sentidos, das contradições e das possibilidades e como estas se revelam simbolicamente na prática profissional de professoras e professores. Estes estudos são significativos para que se possa continuar pensando a gestão do pedagógico, tendo os professores como sujeitos de sua práxis.
Downloads
Referências
BENSAID, Daniel (1999): Marx, o intempestivo: grandezas e misérias de uma aventura crítica. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.
FERREIRA, Liliana S. (2001): Educação e História. 3.ª ed. Ijuí: Editora Unijuí.
- (2006) Profissionalidade, trabalho e educação no discurso de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental. Tese de Doutorado, UFRGS.
FREIRE, Paulo (1994): Educação como prática da liberdade. 22.ª reimpressão. São Paulo: Paz e Terra.
MARQUES, Mario Osorio (1992): A formação do profissional da educação. Ijuí: Editora Unijuí.
MARX, Karl (1968): O capital. O processo de produção capitalista, vol. 1, tomo 1. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira.
MEIKSINS WOOD, Ellen (2003): Democracia contra capitalismo: a renovação do materialismo histórico. São Paulo: Boitempo Editorial.
Como Citar
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os(as) autores(as) que publiquem nesta revista concordam com os seguintes termos: