La situación de la educación básica en Iberoamérica: retos para la cooperación internacional

Autores

  • María Rosario Fernández Santamaría Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura (OEI)

DOI:

https://doi.org/10.35362/rie310935

Palavras-chave:

educación básica, América Latina, cooperación internacional, sistemas educativos

Resumo

Este artigo pretende realizar uma descrição e um diagnóstico da situação da educação na Ibero-América –centrada na América Latina– a partir de sua relação com os processos de desenvolvimento dos países da região.

Os últimos cinqüenta anos têm sido testemunhas de importantes avanços na melhora dos indicadores que refletem o sucesso dos sistemas educativos nos países ibero-americanos. Mas, durante seu transcurso, também se têm dado períodos prolongados de estancamento, quando não de retrocesso.

A isto contribuíram, de forma determinante, as condições econômicas, políticas e sociais que esses países tiveram que enfrentar. Igualmente, as mudanças que se produziram no âmbito internacional tiveram um papel significativo na concepção do setor social –e dentro dele a educação– como fator de desenvolvimento humano e econômico.

Este último –junto com outras políticas sociais– pôs a educação no centro das agendas governamentais, impulsionando o lançamento de ambiciosos processos de reforma dos sistemas educativos quando as condições econômicas o tornaram possível. Segundo este raciocínio, o aparente fracasso de algumas dessas reformas poderia explicar-se pela falta de continuidade na contribuição de recursos, como conseqüência dos períodos de dificuldades econômicas (vg. «a década perdida»).

Ao começar o século xxi, a análise mostra que, apesar dos inquestionáveis sucessos alcançados em muitos aspectos fundamentais pelos sistemas educativos, as debilidades destes seguem superando em número e em importância as suas forças.

Neste contexto, parece conveniente que a cooperação internacional em matéria educativa se constitua num verdadeiro ponto de apoio desde que «as sociedades ibero-americanas, com seus respectivos governos à frente, possam fazer frente a seu [...] compromisso ineludível com o desenvolvimento, com a superação da pobreza, com a harmonização entre a construção de democracias sólidas e com a melhora da qualidade de vida para o conjunto da população».

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

María Rosario Fernández Santamaría, Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura (OEI)

Secretaria General Adjunta de la OEI.

Referências

Notas:

1) Ponencia presentada en el Seminario «Educación básica en los países del sur: un derecho fundamental», organizado por la Fundación La Caixa y celebrado en Barcelona el 7 de noviembre de 2002.

2) Fuente: UNESCO, Proyecto Principal, tabla 4.

3) Fuente: Informe sobre desarrollo humano, cuadro 1.2

4) Juan Carlos Tedesco, El nuevo pacto educativo.

5) Fuente: Informe sobre desarrollo humano, 2002.

6) Fuente: UNESCO, Informe sobre el Proyecto Principal, p. 38.

7) Francisco Piñón, ponencia presentada en los Cursos de Verano de la Universidad Complutense, Madrid, 26 de julio de 2000.

Como Citar

Fernández Santamaría, M. R. (2003). La situación de la educación básica en Iberoamérica: retos para la cooperación internacional. Revista Ibero-Americana De Educação, 31, 145–167. https://doi.org/10.35362/rie310935

Publicado

2003-01-01

Edição

Seção

Artigos do monográfico