Mitos de la reforma educativa de los noventa en España
DOI:
https://doi.org/10.35362/rie270970Palavras-chave:
España, reforma educativa, LOGSEResumo
Durante a segunda metade da década de 1980, as autoridades educativas espanholas empreenderam uma série de reformas que culminaram com a promulgação da Lei de Ordenação Geral do Sistema Educativo (LOGSE), em outubro de 1990.
Numa visão retrospectiva dos resultados da aplicação dessas reformas, o autor revisa os «mitos» que, conforme sua opinião, foram geradas a partir das supostas virtudes daquelas, e que chegaram a constituir-se em verdades absolutas.
Para isto parte de uma exposição, em linhas gerais, dos resultados negativos da reforma e das demandas de mudança que foram produzindo-se no centro da comunidade educativa.
A seguir expõe sua particular idéia explicativa acerca dos resultados pouco satisfatórios da normativa ainda vigente.
Downloads
Referências
1. Algunas de las ideas recogidas en distintos momentos de este trabajo han sido expuestas, en reiteradas ocasiones, por las actuales autoridades ministeriales. Pertenecen, pues, a la filosofía del departamento en torno a esta problemática.
2. Vid. Benavente, J. M. (1993): Actividades de conceptuación. Materiales para la didáctica de la Filosofía sobre supuestos constructivistas. Madrid, Akal.
Como Citar
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os(as) autores(as) que publiquem nesta revista concordam com os seguintes termos: