La sociedad educadora
DOI:
https://doi.org/10.35362/rie260976Palavras-chave:
educación, políticas educativas, instituciones educativasResumo
al?
O tema das políticas públicas em educação é de particular transcendência no desenvolvimento de uma nação, tanto que não existe nenhum aspecto do desenvolvimento que não se vincule de forma direta com o processo educativo dos cidadãos.
É evidente que a responsabilidade sobre a educação básica de crianças e jovens é uma competência coletiva que não corresponde somente ao Estado, senão que deve envolver de maneira clara e concreta às famílias, ao setor solidário, às universidades, às organizações civis e ao setor empresarial.
Neste momento muitas instituições educativas de toda índole —escolas, institutos, universidades— parecem ter parado no tempo apoiados nos modestos êxitos do passado, enquanto o que ocorre no mundo externo as atropela quotidianamente com o signo da velocidade e da inovação.
Tal vez o sistema escolar e universitário tenham que dar uma reviravolta fundamental, passando de ser o centro por excelência onde se encontra a informação, a ser o centro por excelência onde se processa a informação adquirida em fontes sociais bastante extensas e variadas.
Downloads
Referências
1. Cajiao, F., Parra, R., y otros. Atlántida: cultura del adolescente escolar en Colombia. Ed. Tercer Mundo–FES, Bogotá, 1995.
2. Ariés, Philippe. El niño y la familia en el Antiguo Régimen. Ed. Taurus, Madrid, 1987.
3. Cf. Proyecto Atlántida.
4. Sennett, Richard, La corrosión del carácter, Ed. Anagrama, Barcelona 2000.
5. Aristóteles, La Política, libro V.
6. «La Movilización de la Esperanza», Informe Final del Proyecto Pléyade. Ministerio de Educación Nacional. Bogotá, 1999.
Como Citar
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os(as) autores(as) que publiquem nesta revista concordam com os seguintes termos: