Hacia una reforma educativa en la era digital
DOI:
https://doi.org/10.35362/rie260979Resumo
A sociedade contemporânea e o Estado que a representa politicamente têm o imperativo de revisar o paradigma tradicional do modelo educativo para incorporar as contribuições da computação e da comunicação a distância.
Nesta era digital o desafio da sociedade e do governo, em matéria de educação e de cultura, é combinar razoavelmente tecnologia com humanismo e modernidade com democracia e eqüidade social. É gerar uma mudança que vá introduzindo no modelo pedagógico doses crescentes de auto-aprendizagem a distância. É ir cultivando uma cultura da computação e de Internet que facilite o acesso ao conhecimento e os níveis de preparação do povo.
Seria uma grave irresponsabilidade histórica não assimilar que as contribuições da revolução tecnológica representam uma extraordinária oportunidade para avançar no aperfeiçoamento dos sistemas educativos e na democratização da informação e do conhecimento.
O primeiro passo é ter consciência de que não podemos diferir mais uma incursão séria e a fundo no tratamento público do tema, que devemos situá-lo, ao mesmo tempo, como uma alta prioridade para cada uma de nossas respectivas nações.
Downloads
Referências
OEI (2001): Memoria-Programación 1999-2000. Madrid, Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura. http:/www.oei.es
Takahashi, Tadao (org.) (2000): La sociedad de la información en Brasil. Libro verde. Brasilia, Ministerio de Ciencia y Tecnología. http://www.socinfo.org.br
info@socinfo.org.br
UNESCO (2001): Medium-Term Strategy. Contributing to peace and human development in an era of globalization through education, the sciences, culture and communication. París, Unesco, 2001. Draft 31C/4. (El borrador de este documento de 56 páginas, presentado por el Director General de la UNESCO, ha sido hasta ahora de circulación restringida. Probablemente se difundirá en la Página Web de la UNESCO después de la Asamblea General, en octubre de 2001).
Web-Based Education Commission (2001): The power of the internet for learning: moving from promise to practice. http://www.ed.gov/offices/ac/wbec/Final report/
Como Citar
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os(as) autores(as) que publiquem nesta revista concordam com os seguintes termos: