Apresentação

  • Alejandro Tiana Ferrer Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura (OEI)

Resumen

No número anterior da Revista abordamos o estudo de um tema crucial para o futuro dos sistemas educativos atuais: o fantasma do «fracasso escolar». Como dizíamos na introdução, a expansão escolar provocou o efeito contrário de criar um novo tipo de exclusão educativa, que contribui para incrementar o risco de exclusão social. O sucesso escolar e seu reverso, o fracasso, tornaram-se, como consequência, objeto de análise e de debate, muitas vezes apaixonado.

Dada a importância que adquiriu este assunto, confirmada ademais pelo significativo número de contribuições recebidas, pensamos que é conveniente conceder-lhe mais espaço em nossa revista, dedicando-lhe um segundo volume. Mas, ao mesmo tempo, queremos que cada um destes dois números tenha coerência em si mesmo, como é nossa norma.

Por este motivo, se o número precedente se dedicou primordialmente à análise das hipóteses e das circunstâncias do fracasso escolar, o presente número centra-se no estudo dos diversos níveis e territórios. Dito de outro modo, o leitor encontrará na parte monográfica deste volume um conjunto de trabalhos que analisam a realidade do fracasso escolar tal como se apresenta ao longo dos sucessivos níveis do sistema educativo e ao longo da geografia ibero-americana. Não pretendemos cobrir todo o leque de níveis e países. Teria sido uma ousadia por nossa parte pretender fazê-lo. Mas penso que podemos apresentar uma seleção relevante de perspectivas, capaz de oferecer um panorama suficientemente diversificado e detalhado.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Cargando métricas ...
Publicado
2009-09-01
Cómo citar
Tiana Ferrer, A. (2009). Apresentação. Revista Iberoamericana De Educación, 51, 15-19. https://doi.org/10.35362/rie510619