A televisão, a vida quotidiana e o direito de participação das crianças na escola e na comunidade

Autores/as

  • Manuel Pinto Universidade do Minho (Braga, Portugal).

DOI:

https://doi.org/10.35362/rie260981

Palabras clave:

televisión, infancia, Portugal

Resumen

En este texto el autor propone estudiar la relación que existe entre la televisión y los niños, en la cual éstos últimos son considerados no como meros destinatarios de mensajes de las instituciones sociales, sino como compañeros e interlocutores. Presenta después algunos resultados de una investigación realizada con cerca de 800 niños en edad escolar, realizada en diferentes medios sociogeográficos del norte de Portugal, para destacar la diversidad de situaciones y de contextos en los que se produce la experiencia vital de los más pequeños, así como ciertos desafíos existentes en el plan de intervención, para quien se quiere involucrar en dinámicas que busquen superar problemas y dificultades identificados.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Manuel Pinto, Universidade do Minho (Braga, Portugal).

Professor associado e director do Departamento de Ciências da Comunicação do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho (Braga, Portugal) e exjornalista e editor de educação do diário português Jornal de Notícias.

 

Citas

Bibliografia

Albero-Andres, M. (1994): Children and television: an eco-socio-cognitive perspective. Comunicação apresentada no Congresso da Associação Mundial de Sociologia. Alemanha, julho de 1994.

Corsaro, W. (1987): The sociology of childhood. Thousand Oakes, Pine Forge Press.

Freire, P. (1972): Pedagogia do oprimido. Porto, Edições Afrontamento.

González, J. L. (2000): «Perspectivas de la ‘Educación para los Medios’, en la Escuela de la Sociedade de la Comunicación», en Revista Ibero-Americana de Educação, núm. 24.

Kaplún, M. (1997): «De medio y fines en comunicación», in Chasqui–Revista Latinoamericana de Comunicación, núm. 58, junio de 1997. http://www.comunica.org/chasqui/kaplun.htm

— (1998): Una pedagogía de la comunicación. Madrid, Ediciones de la Torre.

Meyrowitz, J. (1985): No sense of place: the impact of electronic media on social behavior. Nova Iorque-Oxford, Oxford University Press.

Morley, D. (1986): Family television: cultural power and domestic leisure. Londres, Comedia.

ONU (1989): Convenção dos direitos da criança. Aprovada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 20 de Novembro de 1989.

Pinto, M. (2000): A televisão no quotidiano das crianças. Porto, Edições Afrontamento, 2000a.

—: Infancia y comunicación: derechos de los niños y prácticas educativas. Conferência apresentada no III Congreso Internacional sobre Formación y Medios «Nuevos Textos, Nuevos Contextos», organizado de 3 a 6 de julho de 2000. Departamento de Didáctica y Organización Escolar da Universidad de Valladolid 2000b.

Postman, N. (1982): The disappearance of childhood. Nova Iorque, Delacorte Press.

Qvortrup, J., y otros (1994): Childhood matters: social theory, practice and politics. Aldershot, Avebury.

Sgritta, G. B. (1997): «Inconsistencies: Childhood on economic and political agenda». Comunicação apresentada na International Conference ‘Childhood and Children’s Culture’, organizada pelo South Jutland University Centre e a Odense University, em Esbjerg, Dinamarca, 30 de Maio a 2 de Junho, 1997.

Notas

1. Título de um livro editado em 2000 pelas Edições ASA (Porto), da autoria de Juan Carlos Tedesco, Manuel Pinto, José Machado Pais e Ana Paula Relvas, sob a coordenação de Joaquim Azevedo.

2. A trilogia violência-sexo-publicidade, que condensa os campos acerca dos quais se exprime a maioria das objecções mais comuns à televisão e/ou à respectiva programação, apresenta graus de consenso social variáveis de época para época, de sociedade para sociedade e no interior de cada sistema social. O tema da violência parece ser hoje o que reúne o maior denominador comum de preocupações, pelo menos daquelas que se exprimem publicamente. Não se estranha, assim, que, nas tomadas de posição política, seja a violência a matéria mais sensível e sistematicamente referida, quando na legislação em vigor, no caso português, aquelas três matérias são objecto de uma atenção equivalente (com alguma ênfase até nas possíveis incidências das mensagens publicitárias nas crianças).

3. Embora os normativos oficiais privilegiem o chamado horário normal (aulas de manhã e de tarde), com frequência o excesso de alunos, os interesses pessoais dos docentes e/ou a pressão das próprias famílias levam à adopção de horários só durante a manhã ou só durante a tarde.

4. Confirmando pesquisas desenvolvidas na região de Barcelona por Magda Albero-Andres (1994), continuam a ser de uma enorme variedade os jogos e as brincadeiras das crianças estudadas, mantendo, em vários casos, características de sazonalidade e, o que é ainda mais interessante, dando continuidade aos jogos dos pais e avós, mesmo que sob a capa de novas nomenclaturas e ingredientes.

5. Assim, por exemplo, um rapaz dirá que «ajudou» a sua irmã a lavar a loiça e não que ele e a irmã realizaram tal tarefa

6. De resto, este ponto permite chamar a atenção para uma questão metodológica que se põe no estudo da vida quotidiana. De facto, não basta contabilizar actividades, as suas sequências e os tempos por elas ocupados. É que, por um lado, há actividades simultâneas; por outro, há modos socialmente diferenciados de experienciar as mesmas actividades; e, além disso, muita da vida quotidiana nem sequer se pode categorizar de modo linear no conceito difuso de «actividade». Há a necessidade de recorrer a outraschaves de análise que permitam dar conta, por exemplo, das passividades, sofridas ou procuradas, do não-dito ou do não facilmente enunciável, do sonho acordado, entre muitos outros aspectos.

7. Em Portugal os programas estrangeiros por norma não são dublados em português, mas legendados.

8. Na altura da Guerra do Golfo, recordo-me do caso de uma criança que passava grande parte do dia sozinha em casa e que chegou à escola preocupada, porque tinha ouvido a notícia de que os árabes poderiam atingir a Península Ibérica com mísseis lançados a partir do Norte de África. Diante desta inquietação, a professora encerrou ali o assunto, sublinhando que, perante tantas horas de imagens de guerra, pelo menos a escola seria um espaço de paz.

Cómo citar

Pinto, M. (2001). A televisão, a vida quotidiana e o direito de participação das crianças na escola e na comunidade. Revista Iberoamericana De Educación, 26, 119–135. https://doi.org/10.35362/rie260981

Publicado

2001-05-01

Número

Sección

Artículos del monográfico