A reflexão na prática docente: alguns limites para a sua efectivação. O caso da informática na educação

Autores/as

  • Leonel Jorge Ribeiro Nunes

DOI:

https://doi.org/10.35362/rie2913071

Palabras clave:

Formação de profesores, formação reflexiva, prática docente

Resumen

A formação de professores tem sido alvo de muitas investigações, demonstrando a necessidade de se repensar e procurar alternativas viáveis para a sua continuidade. Sob esta perspectiva, surgiu nas últimas décadas uma tendência denominada de Formação Reflexiva de Professores, fundamentada num exame da situação actual da docência, e que não separa a formação inicial da formação continua, tendo como referencia a prática docente.

Como ponto central desta tendência recente, apresenta-se a constituição do professor reflexivo, a partir de um novo entendimento da prática docente, onde a experiência ganha relevância enquanto parte do «savoir faire» próprio da profissão.

Este texto pretende discutir a reflexão como elemento da prática docente, preocupado em perceber como ocorre, no ambiente da docência, a sua efectivação, a sua elaboração no quotidiano do professor, procurando entender alguns dos limites que se apresentam.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Leonel Jorge Ribeiro Nunes

Doutorando em Didáctica das Ciências Geológicas, Professor do ISEIT-Mirandela, Portugal.

Cómo citar

Ribeiro Nunes, L. J. (2002). A reflexão na prática docente: alguns limites para a sua efectivação. O caso da informática na educação. Revista Iberoamericana De Educación, 29(1), 1–8. https://doi.org/10.35362/rie2913071

Publicado

2002-11-25

Número

Sección

Artículos del especial