A reflexão na prática docente: alguns limites para a sua efectivação. O caso da informática na educação

Autores

  • Leonel Jorge Ribeiro Nunes

DOI:

https://doi.org/10.35362/rie2913071

Palavras-chave:

Formação de profesores, formação reflexiva, prática docente

Resumo

A formação de professores tem sido alvo de muitas investigações, demonstrando a necessidade de se repensar e procurar alternativas viáveis para a sua continuidade. Sob esta perspectiva, surgiu nas últimas décadas uma tendência denominada de Formação Reflexiva de Professores, fundamentada num exame da situação actual da docência, e que não separa a formação inicial da formação continua, tendo como referencia a prática docente.

Como ponto central desta tendência recente, apresenta-se a constituição do professor reflexivo, a partir de um novo entendimento da prática docente, onde a experiência ganha relevância enquanto parte do «savoir faire» próprio da profissão.

Este texto pretende discutir a reflexão como elemento da prática docente, preocupado em perceber como ocorre, no ambiente da docência, a sua efectivação, a sua elaboração no quotidiano do professor, procurando entender alguns dos limites que se apresentam.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Leonel Jorge Ribeiro Nunes

Doutorando em Didáctica das Ciências Geológicas, Professor do ISEIT-Mirandela, Portugal.

Como Citar

Ribeiro Nunes, L. J. (2002). A reflexão na prática docente: alguns limites para a sua efectivação. O caso da informática na educação. Revista Ibero-Americana De Educação, 29(1), 1–8. https://doi.org/10.35362/rie2913071

Downloads

Publicado

2002-11-25

Edição

Secção

Artículos del especial