Software educativo no ensino de Física: análise quantitativa e qualitativa

Autores/as

  • Renato Heineck Universidade de Passo Fundo, Brasil
  • Eliane Regina Almeida Valiati Universidade de Passo Fundo, Brasil
  • Cleci Teresinha Werner da Rosa Universidade de Passo Fundo, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.35362/rie4262376

Palabras clave:

TIC, software educativo, enseñanza de la Física

Resumen

Sabe-se, conforme Tofler (1990), que a nossa sociedade, nesta virada de século, caracteriza-se como sociedade do conhecimento, onde as informações e as inovações são processadas muito rapidamente e que para se viver nela, é necessário ser pessoas flexíveis, criativas, atualizadas e com capacidade de aprender a aprender, o que vale dizer que a sociedade se transforma rápida e constantemente e o ensino permanece, em sua maioria, com suas aulas tradicionais em descompasso com a realidade e as necessidades de seus educandos.

A isso se soma o fato de que boa parte das escolas tem adotado o modelo educacional fundamentado na transmissão do conhecimento, na escassez de recursos e na deficiente formação de professores, e o aluno é concebido como um ser passivo, sem capacidade crítica e reflexiva, como afirma, Schum (2002), o que a isso se junta o pensamento de Valiati (2001), quando diz que “...o profissional com essa habilidade terá poucas chances de sobreviver na sociedade do conhecimento, o que na verdade representa que estamos produzindo alunos e profissionais obsoletos”.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Cómo citar

Heineck, R., Almeida Valiati, E. R., & Werner da Rosa, C. T. (2007). Software educativo no ensino de Física: análise quantitativa e qualitativa. Revista Iberoamericana De Educación, 42(6), 1–12. https://doi.org/10.35362/rie4262376

Publicado

2007-05-10

Número

Sección

- Didáctica de las Ciencias y la Matemática