Apresentação

Autores/as

  • Roberto Martínez Santiago Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura (OEI)

DOI:

https://doi.org/10.35362/rie390801

Resumen

Nesta edição da Revista Iberoamericana de Educação oferecemos um conjunto de tratamentos epistemológicos, antropológicos, históricos e pedagógicos de caráter crítico-reflexivo, que abordam a relação entre corpo, saber e poder; neles se evidencia uma preocupação comum pela relação existente entre corpo, escola e sociedade. Se contemplam alguns pontos de divergência: consideram que a escola não é neutra; vêem nela uma instituição que, através de estratégias de lugar e de enclausuramento (escolarização), aposta pela subjetivação (sustentação), pela socialização e pela objetivação; dimensionam o corpo como um espaço de tensões culturais e de operações disciplinares das instituições e dos paradigmas sociais; entendem o corpo como uma construção política, histórica, social e cultural sobre a qual se articulam redes de saber-poder.

Os textos que publicamos mostram uma grande diversidade temática, pretendem referenciar algumas das direções das representações do corporal que vêm circulando pelo interior da instituição formadora dos formadores do corpo em nossa região. O conteúdo, em seu conjunto, deixa ver alguns dos interrogantes que hoje em dia mobilizam a pesquisa universitária sobre o corporal. Se expõe, enfim, uma seleção de artigos de profissionais que gozam de reconhecimento no âmbito universitário local e/o regional por seu compromisso e por sua rigidez acadêmica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Cómo citar

Martínez Santiago, R. (2005). Apresentação. Revista Iberoamericana De Educación, 39, 9–10. https://doi.org/10.35362/rie390801

Publicado

2005-09-01

Número

Sección

- Presentación

Artículos más leídos del mismo autor/a

<< < 1 2 3 4 5 > >>