Educação a distância e a inclusão de estudantes com deficiências: algumas considerações

Autores

  • Fabiane Adela Tonetto Costas Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Brasil
  • Vanise Mello Lorensi Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Brasil

DOI:

https://doi.org/10.35362/rie6121258

Palavras-chave:

Educação à Distância, Inclusão Educacional, Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais

Resumo

Diante das novas realidades educacionais, o Ensino a Distância, aliado ao processo inclusão deve estar contemplado no debate atual do campo educacional. Ao problematizar sobre estes temas, novas organizações e espaços educacionais poderão ser redimensionados, podendo o Ensino a Distância, constituir-se como uma possibilidade no processo de inclusão de pessoas com deficiências. Assim, o presente artigo tece algumas indagações que emergem do interesse em analisar o processo inclusivo de estudantes com deficiências/necessidades educacionais especiais/necessidades especiais no ensino superior em uma modalidade específica de educação, que é a Educação a Distância (EaD). Considera-se importante pensar neste assunto, pois cada vez mais essa modalidade educacional se amplia devido à demanda de estudantes interessados em realizar formação superior ou continuada de estudos dessa forma. Além disso, esta modalidade educativa, impulsionada pelas tecnologias da informação e da comunicação, poderá proporcionar às pessoas com necessidades educacionais especiais, cada vez mais, o acesso e a oportunidade de vivenciar experiências da mediação pedagógica, principalmente nos ambientes virtuais de ensino-aprendizagem (AVEA).

Palavras-chave: Educação à Distância; Inclusão Educacional, Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiane Adela Tonetto Costas, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Brasil

Professora Associada do Departamento de Fundamentos da Educação, Professora do Programa de Pós- Graduação em Educação – PPGE da UFSM.

Vanise Mello Lorensi, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Brasil

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, Brasil

Como Citar

Tonetto Costas, F. A., & Mello Lorensi, V. (2013). Educação a distância e a inclusão de estudantes com deficiências: algumas considerações. Revista Ibero-Americana De Educação, 61(2), 1–11. https://doi.org/10.35362/rie6121258

Downloads

Publicado

2013-02-15

Edição

Seção

- Educação inclusiva