Educação a distância e a inclusão de estudantes com deficiências: algumas considerações

Autores/as

  • Fabiane Adela Tonetto Costas Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Brasil
  • Vanise Mello Lorensi Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Brasil

DOI:

https://doi.org/10.35362/rie6121258

Palabras clave:

Educação à Distância, Inclusão Educacional, Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais

Resumen

Diante das novas realidades educacionais, o Ensino a Distância, aliado ao processo inclusão deve estar contemplado no debate atual do campo educacional. Ao problematizar sobre estes temas, novas organizações e espaços educacionais poderão ser redimensionados, podendo o Ensino a Distância, constituir-se como uma possibilidade no processo de inclusão de pessoas com deficiências. Assim, o presente artigo tece algumas indagações que emergem do interesse em analisar o processo inclusivo de estudantes com deficiências/necessidades educacionais especiais/necessidades especiais no ensino superior em uma modalidade específica de educação, que é a Educação a Distância (EaD). Considera-se importante pensar neste assunto, pois cada vez mais essa modalidade educacional se amplia devido à demanda de estudantes interessados em realizar formação superior ou continuada de estudos dessa forma. Além disso, esta modalidade educativa, impulsionada pelas tecnologias da informação e da comunicação, poderá proporcionar às pessoas com necessidades educacionais especiais, cada vez mais, o acesso e a oportunidade de vivenciar experiências da mediação pedagógica, principalmente nos ambientes virtuais de ensino-aprendizagem (AVEA).

Palavras-chave: Educação à Distância; Inclusão Educacional, Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fabiane Adela Tonetto Costas, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Brasil

Professora Associada do Departamento de Fundamentos da Educação, Professora do Programa de Pós- Graduação em Educação – PPGE da UFSM.

Vanise Mello Lorensi, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Brasil

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, Brasil

Cómo citar

Tonetto Costas, F. A., & Mello Lorensi, V. (2013). Educação a distância e a inclusão de estudantes com deficiências: algumas considerações. Revista Iberoamericana De Educación, 61(2), 1–11. https://doi.org/10.35362/rie6121258

Publicado

2013-02-15

Número

Sección

- Educación inclusiva