O futuro dos sistemas educacionais na perspectiva da governança. Uma introdução

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35362/rie8313911

Palavras-chave:

governança; Sistemas educacionais; políticas educacionais

Resumo

Um elemento central na pesquisa das reformas, políticas e programas educacionais é a maneira de governar os sistemas que as criam e as implementam. Esta perspectiva, útil tanto para a análise como para a avaliação dessas iniciativas, é uma entrada renovada para compreender as dinâmicas dos sistemas educacionais.

No início dos anos noventa, a noção de governança surge como parte das discussões sobre políticas públicas, especificamente, no âmbito dos debates sobre as novas relações estabelecidas entre Estado e sociedade, e sobre o papel dos cidadãos como sujeitos participativos no processo de governar (Aguilar, 2010). Uma definição completa de governança é a proposta por Hyden, Court e Mease (2004), que defendem que esta é a maneira de gerir as regras, formais e informais, do jogo político nas instituições, estatais e privadas, perseguindo objetivos públicos. Utilizamos esta definição para propor a conveniência desta perspectiva conceitual para entender as decisões referentes à educação tomadas pelo Estado e como estas são experimentadas pela sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Cuenca, Instituto de Estudios Peruanos (IEP), Perú

Investigador principal del Instituto de Estudios Peruanos (IEP), profesor del Departamento de Educación de la Universidad Peruana Cayetano Heredia (UPCH), Perú; y, miembro del Consejo Asesor de la Organización de Estados Iberoamericanos (OEI). 

Referências

Aguilar, L.F. (2010). Gobernanza: El nuevo proceso de gobernar. Ciudad de México: Fundación Friedrich Naumann.

Burns, T. & Köster, F. (Eds.) (2016). Governing Education in a Complex World. Paris: OECD Publishing.

Hyden, G., Court, J. & Mease, K. (2004). Making Sense of Governance: Empirical Evidence from Sixteen Developing Countries. Boulder: Lynne Rienner Publishers.

Como Citar

Cuenca, R. (2020). O futuro dos sistemas educacionais na perspectiva da governança. Uma introdução. Revista Ibero-Americana De Educação, 83(1), 9–11. https://doi.org/10.35362/rie8313911

Publicado

2020-05-14