Aprendizagem de ciências no jogo digital Plague Inc: análise de conteúdo em uma comunidade de jogadores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35362/rie8724556

Palavras-chave:

aprendizado baseado em jogos digitais, jogos digitais, educação em ciências, gamificação

Resumo

O século XXI trouxe consigo discussões sobre o papel da educação frente a popularização das tecnologias de informação e comunicação, incluindo o ensino e a aprendizagem de ciências. Nesse contexto, os jogos digitais, que são desenvolvidos com base em potentes estratégias de aprendizagem e gamificação, se tornam objetos culturais potentes em promover aprendizagens diversas, que complementam os processos de ensino-aprendizagem na sala de aula. Assim, essa pesquisa teve como objetivo averiguar a aprendizagem de ciências em uma comunidade de jogadores do jogo digital sobre pandemias Plague inc., através da análise do conteúdo de 243 avaliações dos mesmos sobre o jogo, estas categorizadas em seis subcategorias relacionadas ao aprendizado de ciências. Os resultados demonstram o potencial do jogo digital Plague inc. e das práticas de sua comunidade online no desenvolvimento de saberes variados, desde atitudes até conceitos científicos, além de promover o conhecimento prático sobre a relação entre ciências e a sociedade e a interação crítica e criativa entre jogadores da comunidade.

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Biografia do Autor

Taynara Rúbia Campos, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil
Graduada em Ciências Biológicas (licenciatura) e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina
Cláudia Regina de Brito, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil

Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais, Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS e Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos/UFSCar. 

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Como Citar

Rúbia Campos, T., Ramos, D. K., & Regina de Brito, C. . (2021). Aprendizagem de ciências no jogo digital Plague Inc: análise de conteúdo em uma comunidade de jogadores. Revista Ibero-Americana De Educação, 87(2), 51–65. https://doi.org/10.35362/rie8724556

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Publicado

2021-11-15

Edição

Seção

Educación Científica. Nuevas metodologías para una sociedad cambiante