Política de boas práticas editoriais em igualdade de gênero

Para alcançar uma sociedade mais justa e inclusiva na consecução da equidade e igualdade de gêneros em todos os níveis, a Revista Ibero-Americana de Educação estabeleceu como uma de suas prioridades seguir uma política editorial a favor de uma linguagem inclusiva em todos os seus artigos. Por isso, recomenda-se aos (às) autores(as) o uso de termos que aludam a ambos os gêneros, tais como: alunado, docentes, discentes, infância, pessoas, seres humanos, professorado, pessoal de pesquisa, equipe docente, etc.

Em sintonia com esse contexto, exigimos um esforço constante de transformação de nossos órgãos e políticas editoriais para promover a igualdade de gênero, que se concretiza por meio das seguintes ações:

  • A existência de um percentual superior a 40% de mulheres no conjunto da nossa equipe editorial: Conselho de Redação, Conselho Editorial e Conselho Científico
  • A existência de um percentual superior a 40% de mulheres entre os(as) avaliadores(as) dos trabalhos enviados à revista.
  • As diretrizes de estilo contêm recomendações específicas a favor do uso de linguagem inclusiva nos artigos e trabalhos publicados.
  • A revista inclui o nome completo dos(as) autores(as) dos trabalhos que publica.

Nos artigos científicos, solicita-se aos(às) autores(as) que os dados de origem da pesquisa levem em consideração o gênero, a fim de permitir a identificação.