Apresentação. Avaliação da educação: produção de informação para orientar e sustentar as políticas educativas?

Autores/as

  • Alejandro Tiana Ferrer Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura (OEI)

DOI:

https://doi.org/10.35362/rie530552

Resumen

O presente número da Revista Ibero-americana de Educação dedica sua seção monográfica a uma questão de grande relevância no estágio atual da evolução dos sistemas educativos. Trata-se da avaliação da educação, a partir da sua contribuição para a construção das políticas educativas.

Nos últimos vinte anos surgiu e desenvolveu-se um grande número de sistemas de avaliação da educação nos países ibero-americanos, com o propósito de contribuir à necessária melhoria da formação dos jovens. Para muitas pessoas implicadas nessa tarefa, constitui motivo de preocupação a conexão estabelecida entre esses sistemas de avaliação e a construção e a condução de políticas no âmbito educativo.

Por este motivo, decidimos dedicar um número especial de análise da avaliação educativa, de modo a contribuir para o avanço do conhecimento e da prática desta tarefa. Convidamos Lilia Toranzos e Susana Sozzo para preparararem a seção monográfica, que, a seguir, elas mesmas apresentam com mais detalhes, o que me exime de fazê-lo aqui. O número de propostas recebidas foi muito elevado, pelo qual gostaríamos de transmitir nosso agradecimento a todas as pessoas que nos responderam. O que resultou, creio eu, foi um bom número, com trabalhos de grande interesse.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Cómo citar

Tiana Ferrer, A. (2010). Apresentação. Avaliação da educação: produção de informação para orientar e sustentar as políticas educativas?. Revista Iberoamericana De Educación, 53, 11–12. https://doi.org/10.35362/rie530552

Publicado

2010-05-01

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 > >>