Introduçao

Autores/as

  • Adriana Marrero Universidad de la República (UdelaR), Uruguay.
  • António Teodoro Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa.

DOI:

https://doi.org/10.35362/rie480687

Resumen

O presente número da Revista Ibero-americana de Educação (RIE) é o segundo trabalho realizado pela Rede RIAIPE. Teve como antecedente imediato o livro coordenado por Antônio Teodoro, intitulado Tempos e Andamentos nas Políticas de Educação. Estudos Ibero-americanos (Brasília, Líber Livro, 2008), e tem como tema central a análise das políticas de educação desenvolvidas nas últimas duas décadas e meia em seis países do espaço ibero-americano: a Espanha e Portugal, de um lado do Atlântico, e a Argentina, o Brasil, o Chile, o México e o Uruguai, do outro.

O monográfico reúne dez artigos, que abarcam uma ampla variedade de temas e de problemáticas, referidos aos países e regiões que são objeto de análise dentro do espaço ibero-americano, mas cujo alcance pode exceder esses limites. Ao longo das diferentes propostas e experiências, abre-se um conjunto de conceitos teóricos que têm a função de iluminar e projetar os processos históricos recentes desses países sobre umas transformações de grande fôlego e de alcance global, cujos impactos são difíceis sobreestimar. As diferentes formas de globalização, as propostas conceituais de mundialização e planetarização, a hegemonia e a contra-hegemonia, o liberalismo, o estatismo e o corporativismo, a modernidade a e tradição, a modernização e a hibridação, a utopia e o reformismo; enfim, estes e outros desenvolvimentos mostram-se aplicados a casos concretos, para dar como resultado um mosaico diverso e policromo, em que é possível distinguir detrás das tensões derivadas da desigualdade econômica e educativa internacional, regional e nacional, o compromisso comum com a crítica e com a construção coletiva de um projeto que torne efetiva, de uma vez por todas, a tão postergada democratização do conhecimento entre classes, povos e regiões.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Cómo citar

Marrero, A., & Teodoro, A. (2008). Introduçao. Revista Iberoamericana De Educación, 48, 25–34. https://doi.org/10.35362/rie480687

Publicado

2008-09-01