Conocer, manejar, valorar, participar: los fines de una educación para la ciudadanía
DOI:
https://doi.org/10.35362/rie420762Palavras-chave:
educación para la ciudadanía, sistemas educativosResumo
A idéia de uma educação para a cidadania pôs de atualidade a reflexão sobre os fins da educação. A inércia cotidiana dos sistemas educativos pode nos levar a pensar que a educação reduz-se simplesmente ao ensino. No entanto, educar é mais do que instruir. Educar é humanizar, e, portanto, a definição dos fins da educação depende em grande medida da concepção que se tenha sobre o ser humano. Uma educação integral terá de levar em consideração, de forma equilibrada, as diferentes dimensões humanas e os diferentes âmbitos nos quais seja possível e desejável educar as pessoas. Quatro infinitivos, irredutivelmente humanos, poderiam ser úteis para identificar algumas finalidades substantivas da ação educativa: conhecer, manejar, valorizar e participar.
Educar para conhecer supõe recuperar a relevância não instrumental do conhecimento como finalidade genuína da atividade educativa. Educar para manejar implica dar a necessária centralidade à aprendizagem da interação e governo da técnica no âmbito educativo. Educar para valorizar significa reconhecer a importância do axiológico na formação do indivíduo, favorecendo o desenvolvimento do juízo moral e do juízo estético. Educar para participar implica propiciar cenários em que seja possível aprender a fazer parte das decisões que comporta a vida social.
Conhecer, manejar, valorizar e participar podem ser, por tanto, quatro finalidades relevantes que orientem ações educativas encaminhadas a tornar possível uma educação para a cidadania no século XXI.
Downloads
Referências
Kant, I. (1803): Pedagogía, Madrid, Akal, 1983.
Como Citar
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os(as) autores(as) que publiquem nesta revista concordam com os seguintes termos: