Apresentação

  • Roberto Martínez Santiago Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura (OEI)

Resumen

Neste número quisemos nos centrar na relação entre a educação e a cidadania, mas invertendo a proposta editorial mantida até este momento. Por isso, convocamos especialistas de diversas matérias para que cada um, do seu âmbito, apresentasse as propostas que sua disciplina pode oferecer para a formação de pessoas moral e eticamente competentes no exercício da cidadania.

Para isso propomos algumas questões que, em determinado momento, fundamentaram a decisão de dedicar este número à educação para a cidadania. Será necessário incluir, no currículo obrigatório, a formação da cidadania democrática? Como e onde se aprende a respeitar os princípios democráticos? Será necessário que os cidadãos sejam unos virtuoses ou será suficiente que cumpram a lei?

As respostas são oferecidas por especialistas no ensino das ciências e da tecnologia, das relações entre a escola e a cidadania, de alfa-betização científica, estudiosos da universidade como âmbito de desenvolvimento ético e moral e, principalmente, especialistas em educação em valores.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.
Publicado
2006-09-01
Cómo citar
Martínez Santiago, R. (2006). Apresentação. Revista Iberoamericana De Educación, 42, 11-12. https://doi.org/10.35362/rie420758
Sección
- Presentación