Apresentação

Autores/as

  • Roberto Martínez Santiago Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura (OEI)

DOI:

https://doi.org/10.35362/rie420758

Resumen

Neste número quisemos nos centrar na relação entre a educação e a cidadania, mas invertendo a proposta editorial mantida até este momento. Por isso, convocamos especialistas de diversas matérias para que cada um, do seu âmbito, apresentasse as propostas que sua disciplina pode oferecer para a formação de pessoas moral e eticamente competentes no exercício da cidadania.

Para isso propomos algumas questões que, em determinado momento, fundamentaram a decisão de dedicar este número à educação para a cidadania. Será necessário incluir, no currículo obrigatório, a formação da cidadania democrática? Como e onde se aprende a respeitar os princípios democráticos? Será necessário que os cidadãos sejam unos virtuoses ou será suficiente que cumpram a lei?

As respostas são oferecidas por especialistas no ensino das ciências e da tecnologia, das relações entre a escola e a cidadania, de alfa-betização científica, estudiosos da universidade como âmbito de desenvolvimento ético e moral e, principalmente, especialistas em educação em valores.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Cómo citar

Martínez Santiago, R. (2006). Apresentação. Revista Iberoamericana De Educación, 42, 11–12. https://doi.org/10.35362/rie420758

Publicado

2006-09-01

Número

Sección

- Presentación

Artículos más leídos del mismo autor/a

<< < 1 2 3 4 5 > >>