Apresentação

Autores/as

  • Roberto Martínez Santiago Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura (OEI)

DOI:

https://doi.org/10.35362/rie2201018

Resumen

O crescente interesse social pela educação inicial, refletido pelas administrações educativas nos últimos anos, parece haver impulsado a adoção de uma série de programas que estão tendo como conseqüência a progressiva incorporação aos sistemas de atenção infantil de grupos de crianças em idades cada vez mais próximas ao primeiro ano de vida.

Os factores que podem haver ocasionado este interesse, que significam um adiantamento na tradicional vertente assistencial que ainda predomina em alguns programas de atenção infantil, provém de distintos campos, produzem conseqüências múltiplas e agem em interrelação para produzir novos resultados.

Por uma parte, os avanços no conhecimento sobre o desenvolvimento neuronal e as capacidades cognoscitivas dos seres humanos, recomendam uma atenção temprana que favoreça o melhor e maior aproveitamento dos mesmos.

Em segundo termo as conseqüências, avaladas por estudos científicos, que uma atenção temprana tem sobre a aprendizagem, o rendimento acadêmico, a permanência e a progressão dentro do sistema educativo, assim como na vida social e profissional das pessoas.

Os efeitos sobre os indivíduos têm manifestações diretas sobre o social. Uma atenção temprana daqueles grupos sociais que têm menos possibilidades de recebê-la por via familiar, permite equiparar, no ‘ponto de partida’, as condições com que os mesmos hão-de incorporar-se à vida.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Cómo citar

Martínez Santiago, R. (2000). Apresentação. Revista Iberoamericana De Educación, 22, 13–15. https://doi.org/10.35362/rie2201018

Publicado

2000-01-01

Número

Sección

- Presentación

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 3 4 5 > >>