Apresentação

  • Roberto Martínez Santiago Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura (OEI)

Resumen

As desigualdades que no âmbito da educação padecem amplos setores das sociedades ibero-americanas e seu tratamento através de diversas políticas de eqüidade, constituem o tema monográfico deste número da Revista Ibero-americana de Educação.

Ibero-América parece viver uma situação paradoxal em relação a esta questão.

Se bem a avaliação dos resultados obtidos da aplicação de programas pontuais dirigidos a corrigir as situações de desigualdade educativa nos setores com graves défices sociais e econômicos resulta muito positiva e esperançadora, os indicadores macro-educativos seguem piorando em cada nova medição.

Ainda quando o conceito de eqüidade educativa se encontra iniludivelmente relacionado com o de qualidade da educação, nesta oportunidade tentamos realizar uma análise individualizada dos seus componentes, deixando aos autores convidados a tarefa de vinculá-los com a condição qualitativa quando o considerassem necessário.

Muitas são as variáveis que compõem, descrevem e explicam a condição sociológica que nos últimos anos viemos chamando eqüidade educativa e que se relaciona com conceitos mais tradicionais como os de igualdade de oportunidade e justiça social.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Cargando métricas ...
Publicado
2000-05-01
Cómo citar
Martínez Santiago, R. (2000). Apresentação. Revista Iberoamericana De Educación, 23, 15-19. https://doi.org/10.35362/rie2301005
Sección
- Presentación