Apresentação
DOI:
https://doi.org/10.35362/rie460713Resumen
Leitura e escrita constituem a primeira unidade básica de comunicação, independente de tempo, espaço e interlocutores. Por este motivo, quando um dos termos constitutivos dessa unidade se ressente, as possibilidades de comunicação vêem-se prejudicadas e os indivíduos e grupos afetados encontram sérias dificuldades para estabelecer códigos, pautas, normas e procedimentos que possam ser compartidos.
Este parece ser o profundo significado da preocupação, que, conforme estudos recentes, vem se manifestando no âmbito da educação, da cultura, da política e da opinião pública, devido às aparentes carências detectadas em uma grande proporção de jovens estudantes, cidadãos de países ibero-americanos, no campo da compreensão leitora e expressão escrita.
Desta tribuna da rie queremos contribuir, na medida de nossas possibilidades, para o esclarecimento de alguns aspectos relacionados com este tema, que, como dissemos anteriormente, disparou o alarme inclusive em ambientes habitualmente alheios ao quefazer educativo.
Descargas
Cómo citar
Publicado
Número
Sección
Licencia
Aquellos autores/as que tengan publicaciones con esta revista, aceptan los términos siguientes: