Apresentação

Autores/as

  • Roberto Martínez Santiago Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura (OEI)

DOI:

https://doi.org/10.35362/rie400778

Resumen

A apresentação a uma revista de «divulgação do pensamento» costuma cumprir duas funções. A primeira é a de antecipar – servir de guia – aos leitores os conteúdos que encontrarão na publicação que se oferece em sua leitura. Uma segunda função é a de servir como sucesor de um editorial, que a tradição ou uma falsa neutralidade ideológica escamoteiam muito frequentemente nesse tipo de boletins. 

Na apresente oportunidade, tal apresentação se considera eximida da segunda destas funções. A magnífica introdução feita pelos coordenadores deste monográfico – cujo conteúdo se realizará através dos númeors 40 e 41 da rie –, professores José Gutiérrez e Javier Benayas, é uma fina síntese de quase tudo o que tivéssemos querido dizer sobre a educação para o desenvolvimento sustentável.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

Notas:

1) Manifesto pela vida. Por uma ética para a sustentabilidade.
A idéia de elaborar um Manifesto para a Sustentabilidade surgiu do Simposio sobre Ética e Desenvolvimento Sustentable, celebrado em Bogotá, Colombia, entre os dias 2 e 4 de maio de 2002, no qual participaram: Carlos Galano (Argentina); Marianella Curi (Bolívia); Óscar Motomura, Carlos Walter Porto Gonçalves e Marina Silva (Brasil); Augusto Ángel, Felipe Ángel, José María Borrero, Julio Carrizosa, Hernán Cortés, Margarita Flórez, Alfonso Llano, Alicia Lozano, Juan Mayr, Klaus Schütze e Luis Carlos Valenzuela (Colômbia); Eduardo Mora e Lorena San Román (Costa Rica); Ismael Clark (Cuba); Antonio Elizalde e Sara Larraín (Chile); María Fernanda Espinosa e Sebastián Haji Manchineri (Equador); Luis Alberto Franco (Guatemala); Luis Manuel Guerra, Beatriz Paredes e Gabriel Quadri (México); Guillermo Castro (Panamá); Eloisa Tréllez (Peru); Juan Carlos Ramírez (CEPAL); Lorena San Román e Mirian Vilela (Conselho da Terra); Fernando Calderón (PNUD); Ricardo Sánchez e Enrique Leff (PNUMA).
Uma primeira visão do mesmo foi apresentada na Sétima Reunião do Comitê Intersesional do Forum de Ministros do Meio Ambiente da América Latina e do Caribe, celebrada em São Paulo, Brasil, entre os dias 15 e 17 de maio de 2002. A presente versão é uma reelaboração desde texto, baseada nas consultas realizadas com os participantes do Simpósio, assim como nos comentários de um grupo de pessoas, entre as quais agradecemos as sugestões de Lucia Helena de Oliveira Cunha (Brasil), Diana Luque, Mario Núñez, Armando Páez e José Romero (México).

Cómo citar

Martínez Santiago, R. (2006). Apresentação. Revista Iberoamericana De Educación, 40, 11–14. https://doi.org/10.35362/rie400778

Publicado

2006-01-01

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 3 4 5 > >>