Apresentação

Autores/as

  • Roberto Martínez Santiago Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura (OEI)

DOI:

https://doi.org/10.35362/rie430748

Resumen

O número da RIE que hoje apresentamos tem algumas características que definem sua originalidade. Em primeiro lugar, tenta reparar uma velha dívida que, os que a elaboramos, temos com a tão injustamente esquecida matemática: esta é a primeira vez, em treze anos, que a revista dedica um monográfico ao ensino desta disciplina, que, apesar das dores de cabeça de docentes e alunos, segue sendo a base sobre a qual se constrói a maior parte do saber científico da humanidade.

Em segundo lugar, ao começar a preparar este monográfico, fomos advertidos de outra dívida, desta vez institucional, que mantínhamos com uma das figuras vinculadas a esta ciência que mais contribuiu para romper com o preconceito construído sobre o conceito de "mítica inacessibilidade" da matemática. É que o Sr. Miguel de Guzmán, foi, em vida, um exemplo muito próximo para a nossa casa, de como, das mais altas posições e reconhecimentos acadêmicos, pode-se persistir na tarefa de fazer chegar, àqueles que ainda não se iniciaram, o amor e a paixão por uma convicção. Para Miguel de Guzmán, a matemática e seu ensino foram algo mais que o motivo central de sua atividade profissional, constituíram uma vocação desenvolvida através de toda a sua personalidade e em todos os momentos da sua vida.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Cómo citar

Martínez Santiago, R. (2007). Apresentação. Revista Iberoamericana De Educación, 43, 11–12. https://doi.org/10.35362/rie430748

Publicado

2007-01-01

Número

Sección

- Presentación

Artículos más leídos del mismo autor/a

<< < 1 2 3 4 5 > >>