Currículo e fenomenologia: Limites e possibilidades no ensino experimental da física
DOI:
https://doi.org/10.35362/rie430755Palavras-chave:
enseñanza de la física, laboratorio didáctico, curriculoResumo
O texto apresentado a continuação tem por objetivo promover uma reflexão sobre as questões vinculadas ao currículo, de modo a enfatizar seus limites e suas possibilidades em uma abordagem fenomenológica como forma de identificar e valorizar, no processo educacional, a experiência vivida, o "mundo da vida" de cada estudante. Como exemplo da importância dos elementos presentes na fenomenologia para a qualificação do processo ensino-aprendizagem, será discutido o ensino da física em laboratório didático, enfatizando esses elementos como viés para tornar o ensino desta ciência mais significativo e, assim, contribuir para a formação de indivíduos mais críticos e atuantes na sociedade em que estão inseridos.
Downloads
Referências
ARRUDA, S. M. e LABURU, C. E. (1996): "Considerações sobre a função do experimento no ensino de ciências", in Ciências e Educação, n.º 3. São Paulo: UNOESC , p. 14-24.
CARVALHO, Anna Maria Pessoa e VANNUCCHI, Andréa (1996): "O currículo de física: inovações e tendências nos anos noventa", in Investigações em ensino de ciências, vol. 1, n.º 1. UFRGS: Porto Alegre.
COSTA, Marisa Vorraber (2003): O currículo nos limites do contemporâneo. 3.ª edição. Rio de Janeiro: DP&A.
FOUCAULT, Michel (1996): A ordem do discurso. São Paulo: Loyola.
MARTINS, Joel (1992): Um enfoque fenomenológico do currículo: educação como poíesis. São Paulo: Cortez.
PINHO ALVES, J. F. (2000): "Regras da transposição didática aplicadas ao laboratório didático", in Caderno Catarinense de Ensino de Física, vol. 17, n.º 2, Florianópolis, p. 174-188.
SAVIANI, Nereide (2003): Saber Escolar, currículo e didática: problemas da unidade conteúdo e método no processo pedagógico. 4.ª edição. Campinas, SP: Autores Associados.
SILVA, Tomaz Tadeu da (2004): Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 2.ª edição. Belo Horizonte, MG: Autêntica.
Notas:
1) Physical Sciences Study Committee, programa (projeto) criado nos EE.UU. no final da década de 1950 e que foi aplicado no Brasil.
2) Laboratório de sucata é aquele em que o aluno constrói o seu equipamento na atividade prática com materiais alternativos.
Como Citar
Publicado
Edição
Secção
Licença
Os(as) autores(as) que publiquem nesta revista concordam com os seguintes termos: