Introdução. TIC na educação

Autores/as

  • Roberto Martínez Santiago Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura (OEI)

DOI:

https://doi.org/10.35362/rie240994

Resumen

Se as TIC, junto com outras novas tecnologias, estão mudando profundamente a sociedade em que vivemos, não seria mais lógico perguntar-se pelo sistema educativo que necessita essa nova sociedade em lugar de fazê-lo por como utilizar essas tecnologias no sistema atual? Se a resposta ao anterior é positiva, quais hipóteses se podem plantear para definir projectos de novos sistemas educativos?, como realizar a transição?, que condições sociais, políticas e econômicas devem dar-se para produzir uma mudança de tal magnitude e transcendência?

Por um lado, estuda-se às TIC como possíveis instrumentos didáticos e se enfatiza nas habilidades necessárias para a sua eficiente utilização. No entanto, perguntas como: quais são os modelos pedagógicos idôneos ou convenientes para o uso destas tecnologias?, como se introduzem as TIC não somente na aula senão nos currículos do ensino obrigatório?, o que se deve ensinar e como? unicamente obtém respostas provisionais que não se traduzem em medidas concretas de forma generalizada.

Estas são algumas das questões que planteamos aos autores convidados a participar neste número da Revista Ibero-americana de Educação. Naturalmente, nem todas são respondidas, mas as respostas obtidas mostram a possibilidade de encarar a toma de decisões a partir de propostas concretas e fundamentadas na experiência.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

Notas:

1. Caivano, Fabricio: «Notas ingenuas para una utopía educativa». El País, 25/ 09/2000.

2. Ibid.

Cómo citar

Martínez Santiago, R. (2000). Introdução. TIC na educação. Revista Iberoamericana De Educación, 24, 11–14. https://doi.org/10.35362/rie240994

Publicado

2000-09-01

Número

Sección

- Presentación