Apresentação
DOI:
https://doi.org/10.35362/rie450725Abstract
Como dizíamos na convocatória do presente número, nossa intenção era elaborar um monográfico em que se discutissem, a partir de diferentes perspectivas, alguns dos temas que o artigo de Francisco Benavides e Francesc Pedró propõe: «Políticas educativas sobre novas tecnologias nos países ibero-americanos».
Naquele momento consideramos que passar do plano das ações e das experiências concretas realizadas para incorporar as TICs às aulas ao das políticas públicas que guiam esses projetos, poderia estabelecer um nível de reflexão e de análise sobre elementos tais como a coerência e a intencionalidade, tanto políticas como pedagógicas e tecnológicas, destas políticas.
Em todo caso, éramos conscientes de que, como os próprios Benavides e Pedró destacam, o fenômeno da introdução das TICs nos sistemas educativos consiste numa inovação tão recente que torna difícil uma reflexão como a proposta.
A seleção dos artigos que hoje apresentamos – assim como a grande maioria das colaborações recebidas –, mostra que nossos leitores preferem induzir da análise de questões mais específicas, remontandose às suas origens, os elementos que sustentaram as políticas que as impulsionaram.
Downloads
How to Cite
Published
Issue
Section
License
Any authors who publish with this journal accept the following terms: