v. 42 (2006): Educação e cidadania
Este número se quis centrar na relação entre a educação e a cidadania, mas invertendo a proposta editorial mantida até este momento. Para isso, convocamos especialistas de diversas matérias para que cada um, do seu âmbito, apresentasse as propostas que sua disciplina pode oferecer para a formação de pessoas moral e eticamente competentes no exercício da cidadania.
Por isso propomos algumas questões que, em determinado momento, fundamentaram a decisão de dedicar este número à educação para a cidadania. Será necessário incluir, no currículo obrigatório, a formação da cidadania democrática? Como e onde se aprende a respeitar os princípios democráticos? Será necessário que os cidadãos sejam unos virtuoses ou será suficiente que cumpram a lei?
As respostas são oferecidas por especialistas no ensino das ciências e da tecnologia, das relações entre a escola e a cidadania, de alfabetização científica, estudiosos da universidade como âmbito de desenvolvimento ético e moral e, principalmente, especialistas em educação em valores.