Apresentação

Autores/as

  • Roberto Martínez Santiago Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura (OEI)

DOI:

https://doi.org/10.35362/rie460713

Resumen

Leitura e escrita constituem a primeira unidade básica de comunicação, independente de tempo, espaço e interlocutores. Por este motivo, quando um dos termos constitutivos dessa unidade se ressente, as possibilidades de comunicação vêem-se prejudicadas e os indivíduos e grupos afetados encontram sérias dificuldades para estabelecer códigos, pautas, normas e procedimentos que possam ser compartidos.

Este parece ser o profundo significado da preocupação, que, conforme estudos recentes, vem se manifestando no âmbito da educação, da cultura, da política e da opinião pública, devido às aparentes carências detectadas em uma grande proporção de jovens estudantes, cidadãos de países ibero-americanos, no campo da compreensão leitora e expressão escrita.

Desta tribuna da rie queremos contribuir, na medida de nossas possibilidades, para o esclarecimento de alguns aspectos relacionados com este tema, que, como dissemos anteriormente, disparou o alarme inclusive em ambientes habitualmente alheios ao quefazer educativo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Cómo citar

Martínez Santiago, R. (2008). Apresentação. Revista Iberoamericana De Educación, 46, 13–15. https://doi.org/10.35362/rie460713

Publicado

2008-01-01

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 3 4 5 > >>