Apresentação

Autores

  • Roberto Martínez Santiago Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura (OEI)

DOI:

https://doi.org/10.35362/rie440737

Resumo

A educação de adultos constituiu, durante muito tempo, uma das principias preocupações das instituições da América Latina. Se é certo que o peso dessa preocupação recaiu sempre sobre o componente alfabetizador, não deixou de fazer parte da mesma, a preparação para a plena incorporação dos adultos desfavorecidos do sistema no mercado de trabalho e na vida social.

A característica fundamental das políticas educativas orientadas aos adultos foi a reprodução dos critérios de escolarização infantil aplicados a uma população portadora de saberes, de experiências e de códigos culturais que definem umas necessidades de difícil satisfação a partir de um sistema como o que ainda hoje se propõe.

As mudanças no significado e na interpretação dos conceitos de "alfabetização" e da "educação de adultos", motivados pelos novos requerimentos que o mundo produtivo e a realidade social suscitam, parecem ter encontrado os sistemas educativos desprovidos de respostas pertinentes e eficazes. Como resultado disso, as instituições educativas centraram sua estratégia em macrocampanhas de alfabetização que, na maioria das vezes, tornam a propor, como mecanismo de continuidade, a incorporação dos adultos alfabetizados ao modelo de educação formal escolarizada.

Embora desde o início da "educação popular" existam e se pratiquem múltiplas alternativas de educação formal não escolarizada, o problema do reconhecimento e certificação dos conhecimentos adquiridos segue sendo um dos obstáculos sem solução.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

Martínez Santiago, R. (2007). Apresentação. Revista Ibero-Americana De Educação, 44, 11–12. https://doi.org/10.35362/rie440737

Publicado

2007-05-01

Edição

Secção

- Apresentação

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 > >>